RESULT

Corintiano fanático, Moraes vota contra o Corinthians em julgamento no STF

Moraes votou por rejeitar recurso do Corinthians contra decisão de Cristiano Zanin que havia negado suspender processo trabalhista milionário de jogador

Por Gazeta do Paraná

Corintiano fanático, Moraes vota contra o Corinthians em julgamento no STF Créditos: Reprodução

Apesar de ser reconhecido pelo fanatismo corintiano, o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), votou contra o clube do coração em julgamento realizado nesta semana. Moraes se posicionou pela rejeição de um recurso apresentado pelo Corinthians em uma ação trabalhista movida pelo atacante Gustavo Silva, o Gustavo Mosquito, ex-atleta do time.

Atualmente jogando pelo Júbilo Iwata, do Japão, Mosquito entrou com processo na Justiça do Trabalho em 2024, alegando atrasos no pagamento de FGTS e direitos de imagem. Ele conseguiu a rescisão de contrato com o Corinthians e teve decisão favorável no Tribunal Regional do Trabalho da 2ª Região (TRT-2).

O clube foi intimado a depositar R$ 8,3 milhões para garantir a execução provisória da sentença. Na tentativa de reverter a ordem, o Corinthians recorreu ao STF em julho, pedindo a suspensão do processo.

A defesa argumentou que parte dos valores reivindicados pelo atleta se referia a direitos de imagem pagos a uma empresa da qual ele é sócio, o que caracterizaria pejotização. Nesse sentido, o clube sustentou que a Justiça do Trabalho teria descumprido uma decisão de Gilmar Mendes, que em abril suspendeu todos os processos envolvendo esse tipo de contrato até que a Corte decida sobre a legalidade da prática.

O pedido, porém, foi negado pelo ministro Cristiano Zanin, que entendeu não ter havido descumprimento da determinação de Gilmar. O Corinthians recorreu, mas, no julgamento virtual iniciado na sexta-feira (22), Zanin manteve sua posição. Alexandre de Moraes acompanhou o voto do colega, desfavorecendo o clube paulista.

A análise do caso prossegue na Primeira Turma do STF, composta ainda por Flávio Dino, Luiz Fux e Cármen Lúcia, que devem concluir a votação nos próximos dias.

Mesmo conhecido por frequentar a Neo Química Arena, usar canecas do time e até ter contribuído em campanhas para o pagamento do estádio, Moraes manteve a postura de distanciamento entre paixão pessoal e decisões jurídicas. O Corinthians, por sua vez, continua com a dívida milionária em disputa judicial.

Com informações do site Platô

Acesse nosso canal no WhatsApp