Ponto 14

Coopavel divulga os melhores suinocultores de 2024

Coopavel premia produtores de suínos de 2024 em cerimônia no Show Rural; casal de Cascavel conquista primeiro lugar com excelência em manejo e eficiência produtiva.

Por Gabriel Porta Martins

Coopavel divulga os melhores suinocultores de 2024 Créditos: Claiton Biaggi

O setor de Fomento de Suínos da Coopavel realizou a entrega da premiação para os melhores colocados da suinocultura de 2024 - integrados à cooperativa. A cerimônia, com a participação de autoridades, técnicos e produtores, aconteceu no Espaço Impulso dentro da 37ª edição do Show Rural Coopavel. A presidente do Banco do Brasil, Tarciana Paula Gomes Medeiros, juntamente com o presidente da Coopavel, Dilvo Grolli, fizeram uma saudação inicial a todos os produtores presentes. 

O casal Neusa e Aldemir Oldoni, do Alto Bom Retiro (Cascavel), ficou em primeiro lugar; em segundo, Augusta e Neucir José Secchi (Guaraniaçu); em terceiro, Leonir Luiz Arenhart, de Gramadinho (Cascavel); em quarto, Joacir Antonio Maciel Scherer, de São João (Cascavel); e Adelar Renato Arenhardt, de Gramadinho (Cascavel) ficou em quinto. 

O resultado do primeiro lugar foi uma conversão ajustada de 1,820 (conversão alimentar ajustada é um cálculo que considera o peso de ajuste (PA) e o peso médio de saída (PMS) para avaliar a eficiência produtiva na suinocultura). A mortalidade média foi de 0,45% e o ganho de peso diário foi de 1,025. 

O produtor Aldemir Oldoni conquistou o seu terceiro troféu com o prêmio desse ano. Ele começou ficando na quinta posição, em 2023 conquistou o primeiro lugar, o qual manteve em 2024. “O segredo é caprichar no manejo”, diz com muita simplicidade e “ter um bom veterinário”. Oldoni disse que vai continuar fazendo um bom trabalho para tentar repetir mais uma vez o feito neste ano. 

O gerente de produção de igrejas próprias da Coopavel, Marcos Jovani Sipp, informou que 150 produtores foram avaliados para chegar nesse resultado. “Esse é um evento que já vem sendo realizado ao longo dos anos, onde nós procuramos reconhecer os melhores resultados. Aquele produtor que conciliou ganho de peso diário do animal, conversão alimentar, o principal indicador, o produtor que gastou a menor quantidade de ração para fazer um quilo de carne merece ser valorizado”, salienta Sipp. 

Ele reforçou a importância da cadeia da suinocultura em nossa região e o compromisso da Coopavel em atender tecnicamente, dando o suporte para que cada cooperado obtenha os melhores resultados em cada ano.