Com regência de Marília Vargas, concerto da Camerata Antiqua de Curitiba une clássicos e estreias na Capela Santa Maria
Com o tema “De Ontem, de Hoje” as apresentações celebram o diálogo entre a música renascentista e contemporânea.O público pode assistir nesta sexta-feira (29), às 20h, e sábado (30), às 18h30, na Capela Santa Maria.
“Um concerto para o curitibano se emocionar. São músicas bonitas e imperdíveis para quem gosta de canto coral”, assim definiu o concerto Marilia Vargas, regente desta semana dos concertos do Coro da Camerata Antiqua de Curitiba. Com o tema “De Ontem, de Hoje" as apresentações celebram o diálogo entre a música renascentista e contemporânea.
O público pode assistir nesta sexta-feira (29), às 20h, e sábado (30), às 18h30, na Capela Santa Maria.
Marília, que também é uma das sopranos mais aclamadas de sua geração, destacou o cuidado estético e expressivo que busca imprimir em seu trabalho. “Tento trazer o que aprecio muito enquanto cantora, que é o cuidado com o texto, a eloquência das palavras, a sonoridade e o afeto com o que estamos cantando”, disse.
Entre as músicas de destaques está a estreia mundial de Motetos do Pretérito, de Antônio Ribeiro, composta a pedido da maestra Naomi Munakata, falecida em 2021. O compositor estará presente nos concertos.
Além disso, o programa traz obras de compositoras mulheres, incluindo a americana Caroline Shaw, cuja música reflete uma abordagem moderna e sensível da música coral e a jovem compositora brasileira Juliana Ripke, cujo talento tem conquistado reconhecimento nacional, também terá uma peça executada. Segundo Marília, “o público vai descobrir uma compositora brilhante”.
O repertório abrange ainda obras icônicas como Northern Lights, do norueguês Ola Gjeilo, e duas interpretações do clássico texto sacro O Magnum Mysterium. A música tradicional sul-africana Indodana, que simboliza a conexão intercontinental, e peças de José Penalva, em homenagem ao seu centenário, e Ernani Aguiar também fazem parte do programa.
Marília Vargas: soprano e regente
Com uma carreira consolidada como soprano e regente, Marília Vargas é uma das artistas mais ativas da música clássica brasileira. Sua experiência abrange óperas, concertos e gravações no Brasil e na Europa. Recentemente, esteve à frente de produções aclamadas como Dido e Enéas, de Purcell, e a estreia da ópera Auto da Compadecida com a Orquestra Ouro Preto.
Coro da Camerata Antiqua de Curitiba
Fundado em 1974, o Coro da Camerata Antiqua de Curitiba é reconhecido pela sua versatilidade e excelência. Neste ano, o grupo celebra seus 50 anos, marcados por apresentações históricas, incluindo um concerto recente no prestigiado Teatro Colón, na Argentina.
Serviço
Concerto De Ontem, de Hoje – Coro da Camerata Antiqua de Curitiba
Sexta-feira (29), às 20h, e sábado (30), às 18h30
Capela Santa Maria Espaço Cultural (Rua Conselheiro Laurindo, 273, Curitiba – PR)
Ingressos: Disponíveis pelo site ZET ou na bilheteria da Capela Santa Maria
Créditos: Secom Curitiba