GCAST

Codesc e lideranças do turismo aprovam proposta de novo Centro de Eventos

Os representantes do poder público acompanham de perto os aspectos técnicos e políticos do projeto

Por Gabriel Porta

Codesc e lideranças do turismo aprovam proposta de novo Centro de Eventos Créditos: Secom/Divulgação

O pré-projeto para a construção de um novo Centro de Eventos em Cascavel foi aprovado pela Codesc (Coordenadoria de Desenvolvimento Econômico Sustentável de Cascavel), que reúne mais de 60 entidades representativas da sociedade civil organizada. A proposta foi apresentada ontem (14) durante reunião técnica da Câmara de Turismo da Codesc, com a presença de representantes da Acic (Associação Comercial e Industrial de Cascavel) e de diversos setores ligados ao turismo local. A apresentação final do pré-projeto ocorrerá na reunião plenária da Codesc no dia 30 de maio, com a presença das lideranças estaduais e municipais envolvidas.

O projeto foi desenvolvido pelo engenheiro civil Sandro Rocha Ranci, atual secretário municipal de Serviços e Obras Públicas. Com especialização em gestão ambiental, Ranci é responsável pela pasta que coordena a execução e fiscalização de obras públicas, conservação de vias e logradouros, manutenção de espaços urbanos e melhorias no sistema viário.

Também participaram da reunião o secretário da Casa Civil, Severino Folador; a secretária municipal de Desenvolvimento Econômico, Margarida Carneiro; o diretor do Instituto de Planejamento de Cascavel (IPC), Marcos Borges; e o presidente da Agência de Inteligência e Fomento, Everton Porfírio. Os representantes do poder público acompanham de perto os aspectos técnicos e políticos do projeto, que integra a lista de prioridades da atual administração municipal.

A construção do novo Centro de Eventos é uma das bandeiras da Codesc para o desenvolvimento sustentável do município, ao lado de outras demandas como o Contorno Norte. Ambos os projetos já estão em articulação política com o objetivo de garantir recursos e viabilidade para sua execução.

Durante a reunião, o presidente da Codesc, Ricardo Lora (Sinduscon Paraná Oeste), destacou a importância da proposta. “Validar esse pré-projeto com as entidades e lideranças do setor é um passo estratégico. Um novo Centro de Eventos atende diretamente a um dos pilares do desenvolvimento sustentável que defendemos: o fortalecimento do turismo de negócios e eventos”.

Lora também considerou positiva a última reunião da Câmara Técnica de Turismo, que teve quórum expressivo e avançou em pontos importantes do projeto. “Conseguimos reunir as principais lideranças e colocar na mesa as discussões mais relevantes. Já foram definidas alterações em relação às primeiras versões do projeto e, o mais importante, conseguimos estabelecer um cronograma de ações para que possamos nos organizar entre as entidades, o Codesc e o setor público”, afirmou.

A intenção, segundo ele, é garantir que os avanços ocorram ainda durante a atual gestão municipal, antes do período eleitoral. O próximo passo será a apresentação oficial do projeto, marcada para o dia 30 de maio, durante a reunião plenária da Codesc. O evento contará com a presença confirmada do secretário estadual de Turismo e ex-prefeito de Cascavel, Leonaldo Paranhos, além do atual prefeito Renato Silva, que é presidente de honra da Codesc, e de demais secretários municipais cujas pastas estão diretamente ligadas à iniciativa.

“Temos um recurso pré-aprovado encaminhado pelo secretário e tudo indica que o projeto será viabilizado com sucesso”, acrescentou Lora.

Também participaram da reunião o coordenador da Câmara Técnica de Turismo, Felipe Casagrande (Visite Cascavel), o vice-presidente da Codesc, Marco Portes (Sindicato Rural de Cascavel), o diretor de eventos da coordenadoria, Antonio Ruyz (Sintropar), o presidente da Acic e diretor adjunto administrativo da Codesc, Siro Canabarro, e o vice-presidente da Acic, Marcio Blazius. Eles elogiaram a proposta e reforçaram o papel ativo das entidades no processo de construção do projeto.

Centro de Eventos

O atual Centro De Convenções e Eventos de Cascavel Pedro Luiz Boaretto, localizado bem próximo ao jornal Gazeta do Paraná, inclusive, tem uma capacidade para 7.900 pessoas e um anfiteatro com capacidade máxima para 736 pessoas. 

A nova estrutura será erguida em um terreno na PR-486, continuação da Avenida Barão do Rio Branco, na saída para Tupãssi, com uma área total de 134 mil m². O pavilhão principal do novo centro terá 22 mil m².