GCAST

Clássico paranaense nas oitavas da Liga Nacional

Cascavel Futsal visita o Marreco de Francisco Beltrão no jogo de ida das oitavas da Liga Nacional

Por Luciano Neves

Clássico paranaense nas oitavas da Liga Nacional Créditos: Bruno Cagnini

Neste mês de outubro, o calendário do Cascavel Futsal está praticamente restrito a um adversário: o Marreco de Francisco Beltrão. Isso porque os dois times farão quatro confrontos consecutivos em jogos de mata-mata. Ambos se enfrentam na partida de ida das oitavas de final da Liga Nacional. Marreco e Cascavel Futsal jogam nesta sexta-feira (10), às 20h30, no ginásio Arrudão, em Francisco Beltrão. Dono da melhor campanha na fase classificatória, o time cascavelense terá o privilégio de fazer o jogo de volta em casa. Os dois times voltam a se enfrentar no sábado, dia 18 de outubro, no ginásio da Neva. O classificado deste confronto cruza com o vencedor do duelo entre Atlântico de Erechim e Umuarama. Depois destes dois confrontos, Cascavel Futsal e Marreco de Francisco Beltrão também vão se cruzar nas quartas do Paranaense da Série Ouro. No Estadual, a situação se inverte. A Serpente Tricolor fará o jogo de ida na Neva, no dia 22 de outubro. E o último dos quatro clássicos será no dia 25 de outubro, no Arrudão.

Deividy Hadson falou dos benefícios e dos riscos de enfrentar uma mesma equipe quatro vezes seguidas. “Eu acho que benefício mesmo é você conhecer o máximo possível do adversário. Vai estar toda hora jogando contra e, em cada jogo, você vai ver situações novas. E, ao contrário, o revés é que vai ter mais dificuldade em cada jogo. As partidas passam a ser mais difíceis porque o adversário passa nos conhecer ainda mais”, disse.

 

Retrospecto

O confronto entre Cascavel Futsal e Marreco é um dos grandes clássicos do futsal paranaense. Mas a Serpente Tricolor nunca perdeu para o Marreco em jogos da Liga Nacional. De 2016 para cá, as duas equipes se enfrentaram onze vezes, com seis vitórias cascavelense e cinco empates. Todas as partidas ocorreram em fases classificatórias. Inclusive, o primeiro jogo do Marreco na Liga Nacional foi contra o Cascavel Futsal, um empate sem gols em 2016, primeiro ano da equipe de Francisco Beltrão na competição nacional. Agora, ambos se cruzam pela primeira vez num confronto de mata-mata, na Liga. No entanto, os dois times já estão acostumados a confrontos eliminatórios pelo Paranaense da Série Ouro. Nesse caso, a vantagem é do Marreco. Em fases de mata-mata, a Serpente Tricolor superou o Marreco nas semifinais de 2014. Porém, o Marreco deu o troco nas semifinais de 2017. E ainda eliminou a Serpente Tricolor nas quartas de final nas edições de 2018 e 2019. Esse ano, os dois voltam a se enfrentar nas quartas do Paranaense.

Mas o Cascavel Futsal defende um longo tabu diante do Marreco. Não perde para o time de Francisco Beltrão há sete partidas. A última derrota ocorreu quando Cassiano Klein era o treinador cascavelense. Ela ocorreu no dia 12 de abril de 2022, 3 a 2, em Francisco Beltrão, pelo Paranaense daquele ano.

É óbvio que o técnico Deividy Hadson não fez parte de todo o histórico de confrontos entre as duas equipes. Mas como a Serpente Tricolor tem essa invencibilidade de confrontos contra o rival, ele ainda não perdeu para o Marreco como treinador do Cascavel Futsal. Hadson irá vivenciar o seu quarto clássico. No ano passado, pelo Estadual, ele venceu por 3 a 1 na Neva. Os dois confrontos entre eles esse ano terminaram empatados: 1 a 1 no dia 10 de maio, pela Liga Nacional, e 0 a 0 no dia 06 de agosto, pelo Paranaense da Série Ouro. Estes dois confrontos ocorreram no ginásio Arrudão, local do jogo desta sexta.

 

Oitavas

A fase de oitavas de final da Liga Nacional será aberta nesta sexta-feira com o duelo paulista entre Santo André e Magnus Sorocaba. As duas equipes fazem o jogo de ida às 19 horas, em Santo André. No sábado (11) serão mais dois confrontos envolvendo times paranaenses. O Pato recebe o Campo Mourão, às 19 horas, na Arena Claudio Petrycoski. E o Foz Cataratas recebe o Praia Clube, às 20h30, no Costa Cavalcanti.

Créditos: Luciano Neves Acesse nosso canal no WhatsApp