Cascavel tem jogo duro contra o Cianorte pelo Paranaense
Serpente Aurinegra irá em busca de mais uma vitória fora de casa contra o Leão do Vale
Por Luciano Neves
Créditos: Brayan Brandão
O confronto entre Cascavel e Cianorte, dois importantes times do interior do Estado, é bem frequência. Pelo Campeonato Paranaense, os dois fazem parte da elite desde 2017. Neste período, os dois já foram protagonistas de duelos na Série D do Campeonato Brasileiro. O detalhe é que este Cianorte costuma atrapalhar os planos do Cascavel e tem sido uma ‘pedrinha’ no sapato da Serpente Aurinegra. Só para se ter uma ideia, de 2017 para cá, os dois times se enfrentaram 16 vezes e o retrospecto é amplamente favorável ao Leão do Vale do Ivaí com sete vitórias contra apenas três do Cascavel. Outros seis confrontos terminaram empatados.
Neste domingo (18) os dois times farão mais um confronto válido pela terceira rodada do Campeonato Paranaense. O confronto será às 17h30, no Albino Turbay. Neste local, o Cascavel conseguiu apenas uma vitória no Estadual de 2019. No ano passado, os dois times se enfrentaram quatro vezes. O Cianorte levou a melhor no jogo do Estadual por 2 a 1 e também pelo jogo de ida da Série B por 3 a 0. Já o Cascavel foi o vitorioso da partida de volta da fase inicial da Série D, no Olímpico, quando fez 2 a 1. O último confronto entre os dois times terminou empatado: 1 a 1, pela Taça FPF, também no Olímpico, em que o Cascavel já contava com o trabalho do técnico Cesar Bueno.
Neste Paranaense, o Cascavel tem campanha um pouco melhor. Nos três primeiros jogos, teve dois empates e uma vitória. Com isso tem cinco pontos no Grupo A. O Cascavel, do técnico Cesar Bueno, é dono da melhor defesa da competição com apenas um gol sofrido. No entanto, a preocupação para a partida ficou um pouco maior porque a Serpente Aurinegra desperdiçou a chance de conquistar mais uma vitória em casa no meio de semana quando empatou em 1 a 1 com o Andraus no Olímpico. Aliás, a equipe ainda não conseguiu vencer diante da torcida, com dois empates em dois jogos. A única vitória ocorreu fora de casa, quando superou o Galo Maringá por 1 a 0. Para quem é supersticioso e aposta nas estatísticas, o Cascavel vivenciou uma situação semelhante naquele mesmo Estadual de 2019. No primeiro turno, que tinha um formato semelhante ao atual campeonato, o Cascavel fez os dois primeiros jogos em casa com dois empates sem gols diante de Toledo e Athletico-PR. Mas quando saiu do Olímpico teve duas vitórias sobre Londrina e Operário. O resultado positivo diante do Cianorte, no Albino Turbay, ocorreu no segundo turno daquela edição.
O Cianorte, mandante no jogo deste domingo, também está invicto. Não perdeu mas também não venceu. Foram três empates em três jogos, o último deles sem gols diante do Independente São Joseense na quinta-feira fora de casa. Com isso, soma apenas três pontos no Grupo B e quer a primeira vitória na competição.
Novidade
O técnico Cesar Bueno ganhou mais uma peça para o setor ofensivo. Trata-se do atacante nigeriano Haruna Hassan, anunciado após o jogo contra o Andraus. Natural de Lagos, o jogador chega para fortalecer o setor ofensivo da Serpente com sua intensidade física, velocidade e versatilidade no ataque. Hassan iniciou sua trajetória no futebol brasileiro em 2023, quando defendeu o XV de Piracicaba na categoria Sub-20. Com atuações de destaque e bom poder de decisão, o atacante foi promovido à equipe principal no ano seguinte, desempenho que despertou o interesse do Flamengo. Em abril de 2024, o atleta se transferiu para o Rio de Janeiro, onde atuou pelo clube da Gávea nas disputas do Campeonato Carioca Sub-20 e do Campeonato Brasileiro Sub-20, adquirindo experiência em competições de alto nível e demonstrando evolução técnica e tática.
Na atual temporada, Hassan teve sua primeira experiência internacional ao atuar pelo Al Bataeh, da primeira divisão do futebol árabe, ampliando seu repertório de jogo e mostrando capacidade de adaptação a diferentes estilos e contextos competitivos.
Créditos: LUCIANO NEVES
