RESULT

Robinho e Schutz: A esperança de gols para o FC Cascavel em 2025

Com reforços e foco na filosofia de Silvinho Canuto, Cascavel encara o Cianorte no Torneio Paraná de Verão como preparação para a temporada 2025

Por Gabriel Porta Martins

Robinho e Schutz: A esperança de gols para o FC Cascavel em 2025 Créditos: Assessoria

O Cascavel entra em campo no domingo (15) contra o Cianorte, em partida válida pelo Torneio Paraná de Verão. O técnico Silvinho Canuto ajusta os últimos detalhes antes do início do Campeonato Paranaense, com o objetivo de fazer uma temporada de 2025 bem diferente das duas últimas, que ficaram abaixo das expectativas.
Um dos principais desafios para o próximo ano é resolver a carência de gols, que marcou o desempenho do time em 2024. A Serpente Aurinegra encerrou a temporada com Manoel como artilheiro, tendo anotado apenas cinco gols – um número distante do que a torcida está acostumada. Em 2021, por exemplo, Robinho balançou as redes 14 vezes, sendo o maior goleador do clube naquele ano.
Aliás, Robinho, que chegou ao Cascavel em 2020 para a disputa da Série D, segue como o maior artilheiro da história do clube, com 31 gols marcados. O meia, peça importante no elenco, está prestes a disputar o seu quinto Estadual consecutivo pelo Cascavel. Para ele, o Paranaense de 2025 será o mais desafiador até agora. "Eu vejo que vai ser o Paranaense mais difícil, né? Tem a volta do Paraná Clube, que é uma força muito grande para nossa capital, e o interior tem times bem fortes, né? Você pode ver que todos os anos chega um time do interior numa final do Paranaense. Então, eu vejo que vai ser uma competição mais disputada, e nós estamos preparados para fazer uma boa campanha".
Para superar o desempenho de 2024, a Serpente Aurinegra aposta na experiência e nos gols de Robinho, um dos principais ídolos do clube. "O desejo é conquistar os objetivos do clube este ano, junto com meus companheiros. Que a gente consiga trazer o Cascavel de volta aquela alegria que o torcedor tem ao ir ao estádio. A motivação é muito grande para alcançarmos isso".
Robinho já viveu momentos marcantes com a camisa do Cascavel, incluindo as duas finais do Campeonato Paranaense, em 2021 e 2023. Apesar dos vices, o meia guarda com carinho as lembranças do primeiro Estadual como jogador do clube, especialmente por ter sido o ano em que mais balançou as redes. "Em 2021. Eu vim de um empréstimo do Operário, né? As pessoas não me conheciam, então foi uma temporada marcante para mim. Chegamos a uma final de Paranaense, algo inédito para mim com o Cascavel. Foi um momento muito especial".
O último gol de Robinho, dos 31 marcados com a camisa do Cascavel, aconteceu há bastante tempo. Foi no empate em 1 a 1 contra o Operário de Mato Grosso do Sul, pela Série D 2023. Em 2024, o meia passou em branco, assim como o ataque do time, que terminou a temporada com apenas 22 gols em 28 jogos oficiais.
A baixa produtividade ofensiva obrigou a diretoria a buscar reforços para 2025, e uma das novidades é Schutz, um centroavante alto e de estilo clássico. Ele atua como referência na área e tem números que comprovam sua eficácia: foi o artilheiro do Itabaiana em 2024, com 14 gols em 33 partidas. "Eu sou o nove finalizador. Gosto de estar bem posicionado para aquela última bola e marcar os gols".
Além de Schutz, a concorrência no ataque promete ser acirrada em 2025. O Cascavel contratou mais três atacantes: Josiel, Diego Cardoso e Lucas Ventura. O elenco ainda conta com os remanescentes da temporada passada, Rodrigo Alves e Peu, que buscam seu espaço na equipe.

Tem e você gosta
O Cascavel inicia sua caminhada no Torneio Paraná de Verão enfrentando o Cianorte. A competição serve como preparação para o Campeonato Paranaense de 2025 e contará com outros dois times da elite do futebol estadual. "É uma preparação para que a gente chegue bem durante a competição, em janeiro, com mais credibilidade e confiança para o campeonato. Esse Torneio de Verão é justamente para isso. Também é uma oportunidade para os novos jogadores se adaptarem ao esquema tático do Silvinho. Ele tem uma filosofia de futebol totalmente diferente, e nós estamos buscando assimilar isso bem durante os jogos para chegarmos muito fortes na competição"

Créditos: Gabriel Porta