Cascavel Futsal defende o posto no G-8 da Liga Nacional contra os gaúchos
Após uma grande final em casa no sábado passado, Serpente Tricolor enfrenta o Carlos Barbosa nesta sexta
Por Luciano Neves

A 21ª rodada da Liga Nacional será aberta nesta sexta-feira (12) com duas partidas. Isso significa que restam apenas três rodadas, mais alguns jogos atrasados, para que sejam definidos os 16 times que seguirão para o mata-mata. Dos 24 participantes, nove já estão matematicamente classificados para as oitavas. Sendo assim, restam apenas sete vagas.
O Cascavel Futsal é um dos nove garantidos no mata-mata. A Serpente Tricolor ganhou uma injeção de ânimo na rodada passada ao fazer aquele que pode ser considerado o melhor jogo do time de Deividy Hadson na temporada. O Cascavel Futsal goleou o Magnus Sorocaba por 5 a 1, no ginásio da Neva, no sábado passado. Com isso, o time se estabeleceu no sétimo lugar na tabela com 35 pontos. Agora, nos jogos que restam, a meta da Serpente Tricolor é zelar o posto no chamado G-8, o que lhe dará a vantagem de fazer o jogo de volta das oitavas de final dentro de casa. Nesta sexta (12), o Cascavel Futsal entra em quadra e encara o tradicional Carlos Barbosa, às 19 horas, no ginásio Sérgio Luiz Guerra. O Cascavel Futsal tem um jogo a menos. Na próxima semana, o time ainda irá enfrentar o Jaraguá, em Santa Catarina, em jogo atrasado da oitava rodada. Depois, terá mais dois catarinenses nas duas últimas rodadas: o São Lourenço e o Blumenau. Pela projeção, se conseguir mais duas vitórias nesses quatro jogos que restam, o time já se garante no G-8. Mas dos quatro jogos que restam, a equipe só fará mais um jogo na Neva. O jogo desta sexta-feira até pode ser considerado um confronto direto na tabela. O Carlos Barbosa é o 12º colocado com 31 pontos e também quer garantir a vaga matemática nas oitavas. Outro ponto importante é o desempenho fora de casa. Até aqui, a equipe conquistou apenas uma vitória como visitante, e o próximo jogo, contra a ACBF, em Carlos Barbosa, é encarado como oportunidade para virar a chave. Para o comandante, a vitória sobre o Magnus deu a confiança necessária para acreditar em resultados positivos também longe da torcida tricolor. “Essa não é uma campanha fácil. Então te dá confiança de sonhar em títulos. Esses números mostram que a gente tem condições para isso. Se a gente olhar a nossa tabela fora de casa foram jogos muito difíceis, clássicos... O único resultado fora da curva, a meu ver, foi a derrota para o Atlântico de Erechim. A gente não tinha ganhado um clássico deste tamanho da forma que a gente ganhou. Isso dá confiança. E a gente sabe onde pode chegar. E que bom que vai todo mundo criando uma confiança a mais com esse tipo de jogo”, disse o treinador cascavelense.
Retrospecto
O Cascavel Futsal fez dois jogos memoráveis contra o Carlos Barbosa nas semifinais da Liga Nacional de 2021. Na ocasião, a Serpente Tricolor venceu o jogo de ida por 4 a 2, em Cascavel, mas foi derrotado por 4 a 1 na volta. A vaga na grande decisão foi conquistada na prorrogação com uma vitória por 1 a 0. Depois daqueles dois jogos, o Cascavel Futsal decidiu a Liga Nacional contra o Magnus Sorocaba e foi campeão.
Depois daqueles dois jogos históricos, os dois times se enfrentaram outras três vezes pela Liga Nacional. Na edição de 2022, os dois empataram em 1 a 1 na Neva. Já em 2023, em Carlos Barbosa, goleada do time gaúcho por 6 a 3. No último duelo entre eles, a vitória foi tricolor. No dia 24 de agosto de 2024, na Neva, já com Deividy Hadson no comando, a Serpente Tricolor derrotou os gaúchos por 3 a 1.
Mais jogos
A 21ª rodada da Liga Nacional tem outros dois jogos nesta sexta-feira (12). A rodada será com o confronto catarinense entre Tubarão e Joaçaba, que jogam às 18 horas, num confronto que ocorre na parte de baixo da tabela. Mas um dos grandes jogos na rodada ocorre na parte alta da tabela. O Magnus Sorocaba, que foi goleado pelo Cascavel Futsal no sábado passado, busca a recuperação e encara o líder Praia Clube, às 20 horas, na Arena Sorocaba. A derrota na rodada passada empurrou o time paulista para o terceiro lugar com 37 pontos. O Praia lidera com 50.
Amanhã, tem outro duelo catarinense na parte de cima da tabela, que interessa ao Cascavel Futsal. O Jaraguá recebe o Joinville, às 17h30. Na tabela, o atual campeão Jaraguá é o quinto com 37 pontos, dois a mais que a Serpente Tricolor. E o Joinville é o quarto com 44. E serão dois confrontos entre paranaenses na rodada. O Marreco de Francisco Beltrão faz um confronto direto contra o Foz Cataratas, às 18h30, no Arrudão. E o Esporte Futuro recebe o Pato Futsal, às 20h03, no Alcides Pan.
Créditos: Luciano Neves