Ponto 14

Cascavel estreia no Paranaense fora contra o Cianorte neste domingo

Duelo entre a Serpente Aurinegra e o Leão do Vale será no Albino Turbay

Por Luciano Neves

Cascavel estreia no Paranaense fora contra o Cianorte neste domingo

O Cascavel inicia neste domingo (12) a sua 11ª participação seguida na elite do Campeonato Paranaense. Foram dez disputas seguidas na primeira divisão e o primeiro compromisso pode até ser tratado como um clássico do futebol do interior. A Serpente Aurinegra, comandada neste ano pelo técnico Silvinho Canuto, faz o primeiro jogo contra o Cianorte, às 16 horas, no Estádio Albino Turbay, em Cianorte. Os dois times têm calendário nacional em 2025 e estão classificados para a Série D do Campeonato Brasileiro. Já tiveram esse encontro na edição passada da quarta divisão nacional. Em termos de Estadual, o Cascavel teve resultados mais expressivos que o Leão do Vale nos últimos anos. De 2020 para cá, chegou três vezes nas semifinais da competição e foi finalista duas vezes, garantindo dois vices estaduais em 2021 e 2023. A meta da Serpente Aurinegra é repetir esse desempenho no Campeonato Paranaense, que se desenha mais desafiador para as equipes. Isso porque será um certame um pouco mais curto no quesito tempo. O campeão paranaense será definido no dia 26 de março. A fórmula de disputa permanece a mesma dos anos anteriores. Os doze times se enfrentam entre si em turno único na primeira fase. Após onze rodadas, os oito melhores avançam para o mata-mata, que terá jogos de ida e volta. Por conta do aperto no período de disputa, os técnicos vão ter o desafio de escalar os times em jogos no meio e nos fins de semana. Para Silvinho, será um campeonato complicado. “Campeonato difícil e corrido. Jogos nos fins de semana e meios de semana, equipes se reforçando e acompanhamos a evolução dos nossos adversários. Espero um campeonato difícil, mas nos preparamos para isso. Por isso, já convoco o nosso torcedor que nos apoie. E essas são dificuldades que nós temos que superar”, disse Silvinho.

Nos três últimos estaduais, o Cascavel teve o privilégio de estrear em casa. Em 2022, o duelo foi contra o Rio Branco. Se bem que a bola nem rolou e a Serpente Aurinegra venceu por WO. Em 2023, uma vitória apertada por 1 a 0 sobre o Independente São Joseense. E no ano passado, a jornada começou com derrota em casa para o Cianorte. A última vez que estreou como visitante foi no Estadual de 2021, quando venceu o Azuriz por 1 a 0, em Pato Branco.

 

Retrospecto

O Cascavel terá pela frente o Cianorte, um time que costuma dar trabalho. Ambos se enfrentaram oito vezes na elite estadual. E o retrospecto do Leão do Vale é um pouco melhor. Foram três vitórias contra duas do Cascavel e três empates. Na Série D, os dois times se cruzaram quatro vezes e o Cianorte amplia os números favoráveis: duas vitórias e dois empates. Aliás, dois desses jogos ocorreram na Série D do ano passado. O Cianorte venceu o Cascavel por 2 a 1, no Olímpico. E depois ambos empataram em 1 a 1, no Albinão. Antes, ambos jogaram no Olímpico pela nona rodada. E o Cascavel venceu por 1 a 0, com um golaço de Rodrigo Alves. O atacante aurinegro teve uma boa passagem pelo Cianorte antes de vestir a camisa do Cascavel. E espera que a ‘lei do ex’ possa se repetir neste domingo. “Foi um lindo gol que garantiu a vitória num momento importante do campeonato passado, quando buscávamos a classificação para a fase seguinte”, lembrou.  

Mas Cascavel e Cianorte tiveram um duelo bem mais recente, com as formações que vão disputar esse estadual. Ambos se enfrentaram na primeira rodada do Torneio Paraná de Verão, competição preparatória para o Estadual. E o Cianorte venceu no Albino Turbay. Por isso, Silvinho espera um jogo difícil neste domingo. “Estreia fora de casa, vai ser uma estreia boa contra um adversário que nós conhecemos. Tivemos esse jogo amistoso, os jogadores estão confiantes e a preparação foi boa”, avaliou o treinador.