GCAST

Cascavel estreia na Copa FPF neste sábado contra o Batel em casa

Serpente Aurinegra fará o primeiro jogo pela competição estadual dentro de casa neste sábado

Por Luciano Neves

Cascavel estreia na Copa FPF neste sábado contra o Batel em casa Créditos: Assessoria Cascavel

O ano de 2025 não foi dos melhores para o Cascavel. A equipe profissional da Serpente Aurinegra teve o pior desempenho dos últimos anos. Isso porque não conseguiu avançar para a fase de mata-mata do Campeonato Paranaense. Na Copa do Brasil, parou na segunda fase. E na Série D até conseguiu se classificar para a segunda fase, algo que não acontecia desde 2022. Mas o sonho do acesso parou diante do Barra que, aliás, vai disputar a Série C no ano que vem. A temporada do time principal teria acabado no mês passado. Mas a chance de salvar a temporada se ofereceu com a Copa FPF, competição estadual que foi retomada pela Federação Paranaense de Futebol (FPF). Aliás, a edição de 2025 tem um outro peso porque conta com a presença de dois grandes da Capital: Athletico-PR e Coritiba. Se bem que ambos estão com as atenções voltadas para a Série B do Brasileiro e devem usar times alternativos na competição. Mas o interesse deles se deu pelo fato de a Copa FPF premiar o campeão com uma vaga na Copa do Brasil do ano que vem. Essa é a meta do Coritiba, por exemplo, que não se garantiu na competição de mata-mata pelo Estadual. Mas pode conquistar uma vaga se for campeão da Série B do Brasileiro.

E essa é a meta do Cascavel: voltar para a Copa do Brasil conquistando o título da competição estadual. Aliás, a Serpente Aurinegra já chegou bem perto de ser campeão da Copa FPF. Na edição de 2017, o time foi derrotado pelo Maringá na final e ficou com o vice-campeonato. Na época, o campeão da competição estadual ganhava uma vaga na Série D do Brasileiro do ano seguinte. E a Copa FPF era Sub-23. Esse ano, o Cascavel terá vários atletas que se destacaram na equipe Sub-20. Mas tem vários atletas experientes que defenderam o time na última Série D, casos de Garraty, Robinho, Libano, João Pedro, Pedro Peçanha, Marcão, Giovane, entre outros.

O primeiro passo na busca pela vaga na Copa do Brasil será neste sábado (13). O Cascavel estreia diante do Batel de Guarapuava e a partida será às 15h30, no Estádio Olímpico Regional. A Serpente Aurinegra está no Grupo A da competição. A chave tem ainda Athletico-PR, Cianorte e Nacional de Campo Mourão. Já o Grupo B é formado por Coritiba, Azuriz, Foz do Iguaçu, Patriotas e Rio Branco de Paranaguá. A primeira rodada tem mais um jogo neste sábado. O Cianorte recebe o Nacional no mesmo horário, no Albino Turbay.

Amanhã (14) serão realizados os dois jogos da primeira rodada do Grupo B. O Azuriz recebe o Patriotas, no Estádios dos Pioneiros, às 15h30. E no mesmo horário, o Foz do Iguaçu recebe o Rio Branco, no Estádio do ABC.

Além de Cascavel, Athletico-PR e Coritiba, a Copa FPF terá outros três times que vão fazer parte da elite estadual no ano que vem: o Cianorte, o Azuriz e o Foz do Iguaçu, que subiu esse ano. O Rio Branco esteve na primeira divisão em 2025, mas foi rebaixado para a Divisão de Acesso. Nacional, Batel e Patriotas também são times de segunda divisão.

A primeira fase da competição será disputada em turno único. Ou seja, o Cascavel fará quatro jogos, sendo dois em casa e dois fora. Os quatro primeiros colocados de cada chave avançam para as quartas de final. As quartas, as semifinais e as finais serão disputadas em jogos de ida e volta. Ou seja, o caminho do título é dez jogos.

 

Cesar Bueno

Na Copa FPF, a aposta será em Cesar Bueno, técnico do Cascavel. Ele foi o comandante do time Sub-20 e teve duas ótimas campanhas nos dois últimos Paranaenses da categoria, com duas chegadas nas semifinais e um vice-campeonato. No profissional, Bueno comandou a equipe em três jogos, dois no Paranaense do ano passado e um na Série D deste ano, justamente a derrota para o Barra que decretou a eliminação do Cascavel na competição. Agora, ele teve um tempo ao lado do auxiliar Zé Luiz para ajustar o time para a Copa FPF. Ele reforçou o peso da competição para o clube, com o intuito de colocar o time na Copa do Brasil do ano que vem.

 

Créditos: Luciano Neves Acesse nosso canal no WhatsApp