Cantinho Solidário arrecada mais de 2 mil peças
Iniciativa em parceria com o Provopar já beneficiou cerca de 3 mil famílias atendidas pela instituição e não tem data para acabar

Um casaco esquecido no fundo do armário, um brinquedo em perfeito estado, que não diverte mais, uma meia que já não protege os pés do frio. Aquilo que é guardado sem ser lembrado pode fazer a diferença. A mágica que dá propósito às coisas leva alegria, também, para as pessoas.
Foi a busca por essa magia que, em maio, inspirou a instalação do Cantinho Solidário no Catuaí Shopping Cascavel. A iniciativa, realizada em parceria com o Programa de Voluntariado Paranaense (Provopar), já destinou cerca de 2 mil itens, como peças de roupas, agasalhos, brinquedos e calçados às mais de 3 mil famílias atendidas pela instituição.
Ao todo, a campanha arrecadou 2275 peças de roupa, 75 pares de calçados e 61 itens entre brinquedos, livros e acessórios infantis, totalizando 2411 doações. Néia Alberton, coordenadora do Provopar, conta que foi surpreendida pelas doações: “Recebemos peças de qualidade, tanto as roupas, quanto os calçados, cobertores e brinquedos. As pessoas realmente entenderam o recado, se sensibilizaram e sempre que podem, passam por ali para doar”.
Todas as peças arrecadadas são encaminhadas para o Brechó Social, mantido pelo Provopar. Uma das principais frentes de auxílio à comunidade em situação de vulnerabilidade, essa iniciativa funciona como uma loja, com itens disponibilizados sem custo. Isso “permite que as pessoas escolham o que necessitam com autonomia e dignidade”, explica Alberton.
Claudia Michiura, superintendente do Catuaí Shopping Cascavel, celebra o sucesso da parceria: "Estamos imensamente orgulhosos e gratos pela resposta da comunidade. Ver a mobilização dos nossos clientes reforça nosso compromisso de encorajar a solidariedade e de ter um impacto social na nossa região. Cada peça doada representa um gesto de cuidado", destaca.
“Para nós, é uma grande satisfação falar do Cantinho Solidário do Catuaí”, destaca Néia Alberton. Para a coordenadora do Provopar, a parceria com o Shopping, assim como o auxílio dado pela instituição, foi essencial. “Buscar as doações tornou-se um hábito semanal. Esta parceria veio de encontro para aumentar ainda mais os nossos atendimentos, e conseguimos chegar àquelas famílias que moram a quilômetros de distância da sede do Provopar”, completa.
Para Néia Alberton, o Cantinho Solidário se resume na oportunidade de ir mais longe: “Podemos estender a mão e entregar ajuda. Fomos até o interior do município para levar roupas que aqueceram crianças, idosos, homens e mulheres trabalhadores”. Além do auxílio material, as doações representam afeto. “Muitas crianças acompanham o sofrimento da família, mas, quando recebem um brinquedo ou um agasalho quentinho, seus olhos brilham. Esse gesto aquece o coração de quem recebe ajuda e também de toda a nossa equipe”, finaliza a coordenadora.
A solidariedade é contínua
O Cantinho Solidário não tem data para acabar e continua recebendo doações. Para participar da ação, basta levar suas doações, em bom estado, até o ponto de coleta no Piso Jacarezinho (térreo) do Catuaí Shopping Cascavel, ao lado da loja Polo Wear.
Texto e foto: Assessoria
