Teste

Brasileirão será bem quente até o fim

Botafogo e Palmeiras seguem como principais postulantes, porém, a vantagem do Fogão é de dois pontos

Por Luciano Neves

Brasileirão será bem quente até o fim

O Brasileirão 2024 terá uma reta decisiva emocionante com a disputa do título. Os jogos da 34ª rodada fizeram o Palmeiras se aproximar ainda mais do Botafogo, reduzindo a sua desvantagem para o líder a apenas dois pontos. Assim, o Verdão aumentou as suas possibilidades de conquista. Segundo o Departamento de Matemática da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), as chances de título do Botafogo caíram de 76% para 53% depois do empate contra o Atlético-MG sem gols, na Arena Independência. O Glorioso está com 69 pontos. O Palmeiras chegou aos 67 pontos na classificação com o triunfo fora de casa sobre o Bahia por 2 a 1. Com o resultado, a equipe paulista alcançou 41% de chances de título. Esse cenário pode ganhar um terceiro protagonista. O Fortaleza enfrenta o Fluminense nesta sexta-feira, no Rio de Janeiro, e pode alcançar os 66 pontos. Por enquanto, o time cearense tem 5% de possibilidade de ganhar o Brasileirão.

Os resultados de Botafogo e Palmeiras permitem a seguinte situação: ambos dependem só de si nas últimas quatro rodadas para que possam levantar a taça. Isso porque, Verdão e Fogão têm um confronto direto na antepenúltima rodada. Os dois times jogam no dia 26 de novembro, antes da final da Libertadores da América em que o Glorioso irá voltar a enfrentar o Atlético-MG, em Buenos Aires.

Botafogo e Palmeiras irão abrir a 35ª rodada no próximo sábado (23). O Fogão joga em casa contra o Vitória e o Palmeiras visita o lanterna Atlético-GO. Os dois jogos serão às 19h30. Depois, se enfrentam na terça-feira, no Allianz Parque. Na penúltima rodada o Fogão tem um confronto difícil contra o Internacional em Porto Alegre. Já o Palmeiras visita o Cruzeiro. E na última rodada, que deve ocorrer no dia 08 de dezembro, o Botafogo joga em casa contra o São Paulo e o Palmeiras recebe o Fluminense, no Allianz Parque. 

 

Virtudes

O líder do Campeonato Brasileiro passou em branco na rodada e empatou sem gols com o Galo. Mas segue com a melhor defesa da competição com 26 gols sofridos. O vice-líder Palmeiras tem o ataque mais efetivo. Chegou a 56 gols, quatro a mais que o ataque do Fogão e três a mais que o Flamengo, que tem o segundo melhor ataque com 53. O Verdão ainda tem o artilheiro da competição. Estêvão não marcou na rodada, mas tem doze gols. Ele é seguido por Pedro, do Flamengo, com onze. Porém, Pedro ainda se recupera de lesão no joelho e não irá mais jogar no campeonato. Yuri Alberto, do Corinthians, entrou na disputa pela artilharia com também com onze. No páreo estão Luciano e Lucas, do São Paulo, Hulk, do Galo, Flaco López e Raphael Veiga, do Palmeiras, Alerrandro, do Vitória, todos com dez gols.