Botafogo e Vasco fazem clássico carioca pelo Brasileiro
Equilíbrio marca retrospecto recente no confronto entre os rivais cariocas
Por Luciano Neves
Créditos: Vitor Silva
Botafogo e Vasco entram em campo nesta quarta-feira (05), às 19h30, no Nilton Santos, pela 32ª rodada do Campeonato Brasileiro. As equipes têm mostrado equilíbrio nos clássicos recentes e prometem protagonizar mais um grande duelo. Nos últimos dez jogos disputados, o Vasco leva ligeira vantagem, com 50% de aproveitamento, enquanto o Botafogo soma 40%. Ao todo, são quatro vitórias do Gigante da Colina, três empates e três triunfos do Glorioso.
Além do equilíbrio, as decisões recentes aumentam ainda mais a importância do confronto. Os últimos dois encontros entre as equipes foram válidos pelas quartas de final da Copa do Brasil. Após dois empates, o Vasco superou o Botafogo nos pênaltis.
No Brasileirão, os clubes voltam a se enfrentar em outro momento decisivo. Enquanto o Botafogo busca manter a sexta posição, dentro da zona de classificação para a Libertadores, o Vasco precisa vencer para se aproximar do G6. Atualmente, o Gigante da Colina está na nona colocação, com 42 pontos, enquanto o Glorioso soma 48.
Os dois times chegam em situações parecidas para o duelo. Apesar de não perder há três partidas (Ceará, Santos e Mirassol), o Botafogo tem oscilado e vê no clássico uma oportunidade para retomar a boa fase. Do outro lado, o Vasco vem de derrota para o São Paulo por 2 a 0, mas antes disso havia vencido quatro jogos consecutivos — contra Vitória, Fortaleza, Fluminense e Bragantino.
Mais jogos
A rodada do Brasileirão tem mais bola rolando nesta quarta-feira. O Bahia, concorrente de Botafogo e Vasco por vaga na próxima Libertadores, visita o Atlético-MG, às 20 horas, na Arena MRV. O Tricolor de Aço vem de vitória sobre o Bragantino por 2 a 1, de virada, e se estabeleceu no quinto lugar com 52 pontos. Já o Galo empatou sem gols com o Internacional, em Porto Alegre, e ocupa o 13º lugar com 37 pontos.
O outro jogo desta quarta é um duelo direto contra o rebaixamento. O Sport, lanterninha com 17 pontos, recebe o vice-lanterna Juventude, que soma 26. Os dois times se enfrentam às 19 horas, na Ilha do Retiro. Ambos foram derrotados na rodada passada pelos líderes. O Juventude foi superado pelo Palmeiras por 2 a 0, no Alfredo Jaconi. E o Sport tomou um 3 a 0 do Flamengo. Os dois são os times que mais perderam na competição. O Juventude sofreu 19 derrotas e o Sport perdeu 17 jogos.
Créditos: Gazeta Esportiva
