Audiência técnica discutirá Anel Viário de Cascavel como solução urgente para mobilidade urbana
Empresas especializadas, autoridades e representantes da sociedade civil estão sendo convocados a participar com sugestões técnicas, estimativas e contribuições estratégicas
Por Da Redação

A mobilidade urbana de Cascavel pode estar próxima de uma virada histórica. A Itaipu Parquetec vai anunciar nesta terça-feira (5), na Câmara de Vereadores, a audiência técnica sobre o Estudo de Viabilidade Técnica, Econômica e Ambiental (EVTEA) do tão aguardado Anel Viário. A reunião pública marcará mais um passo concreto rumo à retirada do projeto do papel, com o objetivo de conectar os contornos rodoviários e desviar o tráfego pesado da área urbana.
A audiência que acontecerá de forma online, já tem data marcada: dia 27 de agosto, e o link de transmissão já está disponível no canal da Itaipu Parquetec no YouTube. Empresas especializadas, autoridades e representantes da sociedade civil estão sendo convocados a participar com sugestões técnicas, estimativas e contribuições estratégicas. O evento contará com a presença de técnicos da Itaipu Binacional, DNIT, Prefeitura, Governo do Estado e Câmara Municipal.
A urgência da discussão se justifica pela sobrecarga que a malha viária urbana enfrenta diariamente. A BR-277, no trecho que atravessa Cascavel, concentra cerca de 20 km de trânsito misto entre veículos leves e pesados. O contorno Oeste, já implantado, alivia parte da pressão, mas é insuficiente diante da demanda crescente. Estima-se que o futuro Contorno Norte sozinho poderia receber até 8 mil veículos por dia, dos quais 45% seriam caminhões.
A cidade é um dos principais entroncamentos logísticos do Sul do Brasil, conectando o interior do Paraná a rotas do Mercosul e aos portos. Mas o crescimento acelerado da frota e a falta de alternativas viárias colocam em risco a fluidez do transporte e a segurança de motoristas e pedestres. Situações de pessoas que cruzam diariamente o perímetro urbano para ir de Foz do Iguaçu ao Porto de Paranaguá, são comuns, e o tempo que se perde nesse trecho, impacta toda a cadeia logística.
A proposta do Anel Viário inclui a construção dos contornos Sul e Norte, interligando-se ao já existente Contorno Oeste, formando um desvio completo ao redor da cidade. No entanto, o projeto ainda depende de etapas cruciais. A principal delas é a elaboração do projeto executivo, estimado em R$ 5 milhões. A Prefeitura tem sinalizado disposição para arcar com esse custo, mas exige garantias do Governo do Estado e Federal de que os recursos para a execução da obra serão efetivamente liberados.
Outro fator que pressiona o cronograma é o calendário eleitoral. Em 2026, a legislação impõe restrições à assinatura de contratos e à destinação de verbas públicas, o que significa que, caso o projeto técnico não esteja concluído e aprovado até lá, o município corre o risco de perder a janela de investimento.
A primeira articulação formal pela obra ocorreu em junho de 2024, com a assinatura de uma carta de intenção entre Itaipu Binacional, Parquetec, DNIT e representantes do governo estadual e municipal. A audiência técnica do próximo dia 27 será a oportunidade de alinhar os interesses e consolidar um plano que permita o início das obras em médio prazo.
A implantação do Anel Viário é vista não apenas como uma solução viária, mas também como um vetor de desenvolvimento para Cascavel. Ao desafogar a BR-277 e melhorar o escoamento da produção, a obra tem potencial para atrair investimentos, aumentar a competitividade regional e melhorar significativamente a qualidade de vida dos moradores.
