GCAST

As novas joias da Academia Alviverde na Copinha

Crias do Palmeiras buscam terceiro título após sequência interrompida por rival

Por Luciano Neves

As novas joias da Academia Alviverde na Copinha

A Copa São Paulo de Futebol Júnior começou nesta quinta (02). A estreia do Palmeiras, porém, está marcada para esta sexta-feira (03). As Crias da Academia se preparam para buscar seu terceiro título na competição depois de ter a sequência do bi interrompida pelo Corinthians, em 2024. O Palmeiras está no Grupo 19 da primeira fase e divide a chave com as equipes de Náutico-RR, Oeste-SP e Santa Cruz-AC. Com sede em Barueri, a equipe comandada pelo técnico Lucas Andrade irá mandar os jogos da primeira fase na Arena Barueri, que passou por reforma no gramado nos últimos meses. Pela primeira rodada, o Verdão duela com o Náutico-RR, às 18 horas (de Brasília). Na primeira fase, 128 equipes estão divididas em 32 grupos, com os dois melhores avançando à fase seguinte.

O Palmeiras conquistou sua primeira Copinha em 2022. Na oportunidade, o Alviverde teve como uma das estrelas da competição o atacante Endrick, hoje no Real Madrid, e venceu o Santos na grande final, que foi disputada no Allianz Parque. Após a goleada por 4 a 0, o Alviverde faturou a inédita taça, sob comando de Paulo Victor Gomes. No ano seguinte, o Alviverde defendeu o título e conquistou o bicampeonato, algo que não acontecia desde 2014, quando o Santos venceu o torneio por duas vezes consecutivas (2013 e 2014). Na decisão daquele ano, o Palmeiras bateu o América-MG, por 2 a 1, no Canindé.

Contudo, em 2023, as Crias da Academia não conseguiram vencer o tri consecutivo e foram eliminadas na terceira fase, após derrota para o Áster Itaquá. Mais tarde, o Corinthians voltou a ser campeão do torneio depois de cinco anos ao vencer o Cruzeiro na final e interrompeu a sequência palmeirense. Depois de um período de reformas, o Estádio do Pacaembu deve voltar a receber a grande final da competição, como acontecia tradicionalmente antes das obras, no dia 25 de janeiro, aniversário da cidade de São Paulo. Assim, o Verdão vive a expectativa de conquistar seu primeiro título no local.

 

Os maiores campeões

O Corinthians é, de longe, o maior campeão da Copa São Paulo com onze títulos. O Timãozinho é seguido por Fluminense e Internacional, ambos com cinco conquistas. São Paulo e Flamengo são donos de quatro taças da Copinha. Santos e Atlético-MG são tricampeões. Portuguesa, Nacional de São Paulo, Ponte Preta e Palmeiras têm dois títulos. O Corinthians, atual campeão, só estreia no sábado (04) contra o Porto Velho, às 21h30. O Timãozinho faz parte do Grupo 27, sediado em Santo André. A chave tem o time da casa, o Santo André, e o Rio Branco-AC.

 

Formato

A 55ª edição da Copa São Paulo de Futebol Júnior, a tradicional Copinha, conta com duas sedes inéditas e 20 clubes debutantes. O formato da Copinha de 2025 seguirá o padrão de outras edições. No total, 128 equipes são divididas em 32 grupos com quatro times. Os dois melhores de cada chave avançam ao mata-mata, que é composto por: segunda fase, terceira fase, oitavas de final, quartas de final, semifinal e final. Todos os estágios são resolvidos em duelos únicos. A grande decisão da Copinha será na Arena Pacaembu, no dia 25 de janeiro, aniversário da capital paulista.

 

Paranaenses

O Estado do Paraná terá cinco representantes na Copinha 2025. E são dois estreantes. Um deles é o Azuriz de Pato Branco. Os garotos da Gralha Azul estreiam nesta sexta-feira (03) contra o Botafogo de Ribeirão Preto, às 15h15. O Azuriz está no Grupo 6 com CA Bandeirante e Tuna Luso, cuja sede é Brodowski. O outro estreante é o Cascavel, que faz parte do Grupo 20. Os Piás do Ninho viajaram ontem para Embu das Artes, cidade que sedia essa chave. O primeiro jogo será no domingo (05) contra o tradicional Sport, às 11 horas. Na segunda rodada, o Cascavel encara o Referência, que é o anfitrião do grupo. O duelo será na quarta (08). E fecha a primeira fase no dia 11 de janeiro contra o Boavista do Rio de Janeiro.

O Operário de Ponta Grossa também estreia nesta sexta e joga contra o Tanabi, às 13 horas, em Tanabi. O jogo é válido pelo Grupo 3, que tem ainda Santa Cruz e Força e Luz.

O Coritiba está no Grupo 15 e entra em campo nesta sexta, às 15h15, contra o Hercílio Luz, de Santa Catarina, em Porto Feliz. A chave tem ainda o Desportivo Brasil e o Dom Bosco. Já o Athletico-PR está no Grupo 17 e estreia na Copinha contra o Ferroviário do Ceará. A partida será em Osasco, às 21h45. A chave tem ainda o Audax-SP e o Mazagão.