As novas joias da Academia Alviverde na Copinha
Crias do Palmeiras buscam terceiro título após sequência interrompida por rival
Por Luciano Neves
A Copa São Paulo de Futebol Júnior começou nesta quinta (02). A estreia do Palmeiras, porém, está marcada para esta sexta-feira (03). As Crias da Academia se preparam para buscar seu terceiro título na competição depois de ter a sequência do bi interrompida pelo Corinthians, em 2024. O Palmeiras está no Grupo 19 da primeira fase e divide a chave com as equipes de Náutico-RR, Oeste-SP e Santa Cruz-AC. Com sede em Barueri, a equipe comandada pelo técnico Lucas Andrade irá mandar os jogos da primeira fase na Arena Barueri, que passou por reforma no gramado nos últimos meses. Pela primeira rodada, o Verdão duela com o Náutico-RR, às 18 horas (de Brasília). Na primeira fase, 128 equipes estão divididas em 32 grupos, com os dois melhores avançando à fase seguinte.
O Palmeiras conquistou sua primeira Copinha em 2022. Na oportunidade, o Alviverde teve como uma das estrelas da competição o atacante Endrick, hoje no Real Madrid, e venceu o Santos na grande final, que foi disputada no Allianz Parque. Após a goleada por 4 a 0, o Alviverde faturou a inédita taça, sob comando de Paulo Victor Gomes. No ano seguinte, o Alviverde defendeu o título e conquistou o bicampeonato, algo que não acontecia desde 2014, quando o Santos venceu o torneio por duas vezes consecutivas (2013 e 2014). Na decisão daquele ano, o Palmeiras bateu o América-MG, por 2 a 1, no Canindé.
Contudo, em 2023, as Crias da Academia não conseguiram vencer o tri consecutivo e foram eliminadas na terceira fase, após derrota para o Áster Itaquá. Mais tarde, o Corinthians voltou a ser campeão do torneio depois de cinco anos ao vencer o Cruzeiro na final e interrompeu a sequência palmeirense. Depois de um período de reformas, o Estádio do Pacaembu deve voltar a receber a grande final da competição, como acontecia tradicionalmente antes das obras, no dia 25 de janeiro, aniversário da cidade de São Paulo. Assim, o Verdão vive a expectativa de conquistar seu primeiro título no local.
Os maiores campeões
O Corinthians é, de longe, o maior campeão da Copa São Paulo com onze títulos. O Timãozinho é seguido por Fluminense e Internacional, ambos com cinco conquistas. São Paulo e Flamengo são donos de quatro taças da Copinha. Santos e Atlético-MG são tricampeões. Portuguesa, Nacional de São Paulo, Ponte Preta e Palmeiras têm dois títulos. O Corinthians, atual campeão, só estreia no sábado (04) contra o Porto Velho, às 21h30. O Timãozinho faz parte do Grupo 27, sediado em Santo André. A chave tem o time da casa, o Santo André, e o Rio Branco-AC.
Formato
A 55ª edição da Copa São Paulo de Futebol Júnior, a tradicional Copinha, conta com duas sedes inéditas e 20 clubes debutantes. O formato da Copinha de 2025 seguirá o padrão de outras edições. No total, 128 equipes são divididas em 32 grupos com quatro times. Os dois melhores de cada chave avançam ao mata-mata, que é composto por: segunda fase, terceira fase, oitavas de final, quartas de final, semifinal e final. Todos os estágios são resolvidos em duelos únicos. A grande decisão da Copinha será na Arena Pacaembu, no dia 25 de janeiro, aniversário da capital paulista.
Paranaenses
O Estado do Paraná terá cinco representantes na Copinha 2025. E são dois estreantes. Um deles é o Azuriz de Pato Branco. Os garotos da Gralha Azul estreiam nesta sexta-feira (03) contra o Botafogo de Ribeirão Preto, às 15h15. O Azuriz está no Grupo 6 com CA Bandeirante e Tuna Luso, cuja sede é Brodowski. O outro estreante é o Cascavel, que faz parte do Grupo 20. Os Piás do Ninho viajaram ontem para Embu das Artes, cidade que sedia essa chave. O primeiro jogo será no domingo (05) contra o tradicional Sport, às 11 horas. Na segunda rodada, o Cascavel encara o Referência, que é o anfitrião do grupo. O duelo será na quarta (08). E fecha a primeira fase no dia 11 de janeiro contra o Boavista do Rio de Janeiro.
O Operário de Ponta Grossa também estreia nesta sexta e joga contra o Tanabi, às 13 horas, em Tanabi. O jogo é válido pelo Grupo 3, que tem ainda Santa Cruz e Força e Luz.
O Coritiba está no Grupo 15 e entra em campo nesta sexta, às 15h15, contra o Hercílio Luz, de Santa Catarina, em Porto Feliz. A chave tem ainda o Desportivo Brasil e o Dom Bosco. Já o Athletico-PR está no Grupo 17 e estreia na Copinha contra o Ferroviário do Ceará. A partida será em Osasco, às 21h45. A chave tem ainda o Audax-SP e o Mazagão.