A primeira vitória de Silvinho Canuto no Cascavel
No último domingo, o Cascavel comemorou a primeira vitória no Estadual e derrotou o Coritiba
Por Luciano Neves
O Cascavel teve uma vitória emblemática sobre o Coritiba no último domingo, pela terceira rodada do Campeonato Paranaense. Venceu o Coxa por 1 a 0 e marcou pela primeira vez no Estádio Olímpico em 2025. Josiel balançou as redes de cabeça e este foi o primeiro gol de um atacante de ofício na temporada. Vale lembrar que já havia uma cobrança para que os atacantes balançassem as redes.
Mas, acima disso, foi a primeira vitória do técnico Silvinho Canuto como treinador do Cascavel em jogos oficiais. Ele havia vencido o Londrina no fechamento do Torneio Paraná de Verão, antes do Estadual. O treinador valorizou o resultado, que simboliza muito para ele e para o clube. “Comentava com o Valdinei Silva [presidente] que seria a primeira de muitas. Creio que as coisas vão melhorar. Nós estávamos fazendo uma avaliação curta e bons jogos. Mas bons jogos sem o resultado eles acabam sendo atropelados. E nós estamos fazendo um bom trabalho no Cascavel. E nós procurávamos essa vitória que nos traz um alívio muito grande. Nós conseguimos pontuar contra um grande adversário e isso nos dá moral para o restante do campeonato”, disse Silvinho.
Contra o Coxa, a zaga cascavelense, que apresentava momentos de instabilidade, teve uma atuação perfeita, tanto é que o goleiro Jean Carlos praticamente não foi exigido. Foi o segundo jogo seguido do Cascavel sem sofrer gols no Estadual, mesmo que tenha feito uma partida ruim contra o Londrina na rodada anterior.
Com a vitória, o Cascavel, que beirava a zona do rebaixamento, subiu para o oitavo lugar com quatro pontos e passou o próprio Coritiba na tabela.
O treinador terá pouco tempo para saborear o resultado positivo diante do Coritiba. Isso porque, o elenco já se reapresentou na tarde desta segunda (20). E nesta terça (21), o Cascavel viaja para São José dos Pinhais. A Serpente Aurinegra vai abrir a quarta rodada nesta quarta-feira (22) e visita o lanterna Independente São Joseense, às 15h30, no Estádio do Pinhão.
Coxa freguês
O Cascavel não sabe o que é perder para o Coritiba há cinco anos. O time chegou ao sétimo jogo de invencibilidade diante do gigante da Capital. A última derrota da Serpente Aurinegra para o Coxa ocorreu na primeira rodada do Paranaense de 2020. No Olímpico, o Cascavel não perde para o Coritiba desde 2017.
Estreia
No jogo do último domingo, o Cascavel promoveu a estreia do meia Felipe Martins, que atuou no futebol da MLS com a camisa do Orlando City. Ele, aliás, desafiou Leonel Messi. O atleta, que usou o número 23, foi anunciado de maneira oficial na última sexta-feira, entrou contra o Coritiba e teve uma atuação destacada, com duas possibilidades de marcar. Silvinho conta com a experiência deste atleta para a sequência do Campeonato Paranaense. “Felipe estava nos Estados Unidos, num futebol completamente diferente do nosso. Chegou aqui e tem esse calor forte, o que traz dificuldades a todos os jogadores. O Felipe tem uma contribuição muito grande pra gente, não só dentro de campo, mas fora de campo também. Se manifesta bem e é um cara que cobra bastante, mas é uma cobrança sadia, uma cobrança que nós precisamos”, disse Silvinho.
Créditos: Luciano Neves