A Copa do Mundo de 2026 já está com cara de Copa
Semana foi importante para a definição de mais seleções classificadas. Copa já tem 28 times classificados
Por Luciano Neves

A Copa do Mundo de 2026 já começa a tomar forma. Já está com cara de Copa do Mundo. Isso porque, 28 das 48 vagas para o Mundial já foram preenchidas. Ou seja, restam apenas vinte vagas, o que aumenta a expectativa para a Data Fifa do próximo mês. Em novembro, serão definidas onze vagas da Europa e outras três vagas da Concacaf. Depois disso, restarão apenas seis vagas, que serão preenchidas com a repescagem europeia (quatro vagas) e com a repescagem internacional (duas vagas).
África
O continente africano tem nove vagas diretas e elas foram definidas com o fim das Eliminatórias Africanas. Nesta Data Fifa, conseguiram suas vagas na Egito, Argélia, Gana, Cabo Verde, África do Sul, Senegal e Costa do Marfim. Estas seleções se juntaram a Marrocos e Tunísia, que já estavam classificadas. Em destaque a classificação inédita de Cabo Verde, que ficou na frente da tradicional seleção de Camarões, no Grupo D. Camarões terá pela frente uma repescagem e Congo. Quem está de volta é a África do Sul, que disputou a Copa pela última vez em 2010, quando foi a anfitriã. Os Bafana Bafana foram os primeiros colocados no Grupo C e empurraram a tradicional Nigéria para a repescagem contra Gabão. A última seleção africana classificada foi a Costa do Marfim, líder do Grupo F. Os marfinenses disputaram as edições de 2006, 2010 e 2014. E ficaram de fora das duas últimas Copas.
Europa
A Europa terá 16 vagas na próxima Copa, sendo doze diretas e mais quatro por meio da repescagem europeia. A primeira seleção do continente foi a Inglaterra, que lidera o Grupo K com 18 pontos, sete a mais que a Albânia. Nas rodadas finais em novembro serão definidas mais onze vagas diretas.
No Grupo A, a Alemanha aparece na segunda posição com os mesmos nove pontos da líder Eslováquia. As duas seleções fazem um confronto direto na última rodada.
No Grupo B, a líder Suíça está com a vaga encaminhada. No C, disputa intensa entre Dinamarca e Escócia, ambas com dez pontos. As duas equipes também se enfrentam na última rodada. No D, a França lidera com dez pontos e pode selar a vaga na próxima rodada. O mesmo ocorre com a Espanha, que lidera o Grupo E com doze pontos e tem 100% de aproveitamento. No Grupo F, Portugal poderia ter se classificado. Ainda assim, está com a vaga encaminhada e lidera com dez pontos. No G, a Holanda lidera com 16 pontos e se classifica se vencer a Polônia, vice-líder com treze, na próxima rodada.
O Grupo H promete fortes emoções nas duas últimas rodadas. A Áustria lidera com 15 pontos, seguida pela Bósnia com treze e pela Romênia com dez.
O Grupo I deve mandar a Itália para a repescagem pela terceira vez seguida. Isso porque a Noruega está com a vaga encaminhada e lidera com 18 pontos, 100% de aproveitamento. A Itália aparece em segundo com 15. Na penúltima rodada, a Noruega é favorita contra a Estônia em casa. E a Itália visita a lanterna Moldávia. Essa diferença de três pontos deve seguir até a última rodada, quando irá ocorrer o confronto direto entre Itália e Noruega, em Milão.
Briga boa também no Grupo J. A Bélgica assumiu a liderança com 14 pontos, mas é seguida pela Macedônia do Norte, com treze, e por País de Gales, com dez.
E no Grupo L, a Croácia lidera a chave com 16 pontos e pode garantir a vaga já na próxima rodada se derrotar as Ilhas Faroe. Isso porque a República Tcheca aparece no segundo lugar com treze. Porém, só tem mais um jogo para fazer nas Eliminatórias.
Ásia
Nas Eliminatórias da Ásia, Catar, anfitrião da última Copa, e a Arábia Saudita confirmaram mais duas vagas.
COPA DE 2026
Seleções classificadas
Países-sede: Estados Unidos, México e Canadá
Conmebol: Argentina, Brasil, Equador, Uruguai, Colômbia e Paraguai
Uefa: Inglaterra
Ásia: Austrália, Japão, Jordânia, Coreia do Sul, Irã, Uzbequistão, Catar e Arábia Saudita
África: Marrocos: Tunísia, Egito, Argélia, Gana, Cabo Verde, África do Sul, Senegal e Costa do Marfim
Oceania: Nova Zelândia
Créditos: LUCIANO NEVES
