Ações de inclusão do MON serão apresentadas em eventos nacional e internacional
Os eventos serão de 25 a 29 de novembro, com a realização do 11º Encontro Ibero-Americano de Museus, em Lima, no Peru
O Museu Oscar Niemeyer participa, de 25 a 29 de novembro, de dois importantes eventos: o 11º Encontro Ibero-Americano de Museus, em Lima, no Peru; e o 8º Fórum Nacional de Museus, em Fortaleza (CE). Em ambos, o MON apresentará programas recentes nas áreas de inclusão.
De 25 a 27, o Museo Nacional del Peru (MUNA) acolhe o 11º Encontro Ibero-Americano de Museus: “Aprendizagens, afetos e memórias, o grande evento da cooperação ibero-americana para a congregação de museus de toda a região”. No evento, será apresentado o programa “MON para Todos – Pessoas Autistas”.
Dos dias 25 a 29, como parte do 8º Fórum Nacional de Museus, em Fortaleza (CE), acontecerá o XIV Encontro Regional do Comitê de Educação e Ação Cultural para a América Latina e o Caribe (CECA-LAC), com o tema “Museus e educação para a democracia”. Nele, o Museu Oscar Niemeyer também apresentará o programa “MON para Todos – Pessoas Autistas: acolhendo a comunidade neurodivergente no Museu”.
Na programação principal do 8º Fórum Nacional de Museus, organizado pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), o MON foi selecionado para apresentar dois trabalhos, de acordo com a temática da atual edição do evento: “Democracia e direito à memória”.
São eles: o programa “Eu Participo!”, destinado à participação de colaboradores, com o trabalho “Quem acende as luzes?”. E o programa “MON para Todos – Pessoas Cegas”, com a experiência personalizada “Como fazer barulho no museu?”, para atendimento de pessoas cegas e de baixa visão na exposição “Trilhos e Traços”, de Poty Lazzarotto.
Eu Participo!
Lançado em 2020, o programa “Eu Participo!” é destinado a atender colaboradores e equipes terceirizadas e contempla a realização de mediações nas exposições pela equipe de educadores do MON, além de uma série de ações que visam reforçar o senso de pertencimento dos colaboradores.
Uma vez por mês, acontecem conversas sobre o Museu e suas exposições, em dia e horário predeterminados, abertas à participação espontânea dos colaboradores e conforme disponibilidade de horário das equipes.
Em quatro anos, cerca de 27 exposições já foram visitadas em 42 encontros, que registraram 729 participações de colaboradores. Além disso, o programa oferece cinco ingressos por mês a cada colaborador, para que tragam seus próprios convidados para visitarem o Museu.
MON para Todos- Pessoas Autistas
O programa trabalha com estratégias de inclusão adotadas para aprimorar a acessibilidade no Museu, não só nos espaços, mas também no preparo das equipes que atuam no MON, a fim de atender as necessidades das pessoas autistas.
Essas atividades são desenvolvidas pelo Núcleo de Acesso e Participação (NAP), uma equipe multidisciplinar criada em 2019 com a missão de melhorar o acesso dos públicos ao Museu, trabalhando na construção de soluções de acessibilidade e inclusão social.
Uma dessas iniciativas foi a criação da primeira Sala de Acomodação Sensorial (SAS) em um museu no Brasil. A SAS é um espaço pensado para pessoas autistas e neurodivergentes que precisam de um local reservado e com estímulos reduzidos para se reorganizarem em uma eventual crise despertada pela visita.
Sobre o MON
O Museu Oscar Niemeyer (MON) é patrimônio estatal vinculado à Secretaria de Estado da Cultura. A instituição abriga referenciais importantes da produção artística nacional e internacional nas áreas de artes visuais, arquitetura e design, além de grandiosas coleções asiática e africana. No total, o acervo conta com aproximadamente 14 mil obras de arte, abrigadas em um espaço superior a 35 mil metros quadrados de área construída, o que torna o MON o maior museu de arte da América Latina.
Serviço:
Museu Oscar Niemeyer – Rua Marechal Hermes, 999 – Centro Cívico – Curitiba
Créditos: AEN