9º Rockato une rock n´roll e proteção animal, no dia 13 de outubro, em Toledo
O evento, que acontece a partir das 15 horas, na Praça da Cultura de Toledo, visa arrecadar fundos para a causa animal. A programação reúne apresentações gratuitas de seis bandas de rock regionais, praça de alimentação, estandes de produtos colecionáveis e feira de adoção de animais. Além de consumir na praça de alimentação e nas lojinhas, que revertem os valores arrecadados para a causa, uma outra forma de ajudar, é com a doação de ração

Para aqueles leitores que não perdem uma oportunidade de participar de qualquer evento embalado pelo som do rock n´roll, na edição desta quarta-feira (09), o Caderno Mais traz mais uma recomendação de programação que reúne música de qualidade, comida boa e um bom propósito, em prol dos animais. A indicação é voltada especialmente para os moradores de Toledo e região.
Acontece, no próximo dia 13 de outubro, a partir das 15 horas, na Praça da Cultura de Toledo, a nona edição do Rockato, evento organizado pela Associação Focinhos Carentes de Toledo (Afocato), em apoio com o grupo de protetoras independentes de Toledo Meraki, para arrecadar fundos para auxiliar os animais resgatados pela associação.
Para os leitores que não estão familiarizados com a Afocato, a associação nasceu em 2008, para auxiliar e amparar animais abandonados ou em situação de maus tratos, no município de Toledo. Além de atuar ativamente no resgate e viabilização de novos lares para os animais, a ONG também vem agindo para conscientizar a população sobre os cuidados necessários com os cães e gatos, principalmente através das redes sociais, no perfil: @afocatotoledo. Uma outra forma que a Afocato encontrou de atuar em prol da causa foi com a realização dos eventos, como o Rockato, que surgiu no ano de 2016.
O evento, que contará com recursos da Lei Paulo Gustavo e do Governo Federal, tem também o apoio das Secretarias Municipais de Cultura, do Meio Ambiente, Segurança, Trânsito, Lazer e Esportes de Toledo.
Na programação do nono Rockato, seis horas e meia de muito rock n´roll, com um line up composto por seis bandas regionais, que se apresentam gratuitamente para o público. A primeira atração será a banda Jamz, que sobe ao palco às 15 horas, para abrir a nova edição do evento; a partir das 16 horas, é vez da banda Calado Trio; a partir das 17 horas, é a vez de Marola soltar a voz. A quarta banda da programação é a Stone Dogs, que inicia o show a partir das 18 horas, em sequência, às 19 horas, é a vez da banda Bombtrack dar sequência no rock n´roll. Para finalizar, a banda Same Old Say sobe ao palco às 20 horas, encerrando a série de apresentações às 21h30.
O pagamento do cachê dos músicos convocados para compor a programação do Rockato deste ano será viabilizado através de recursos adquiridos através da Lei Paulo Gustavo (LPG) de incentivo à cultura.
E como estamos falando de um evento organizado em prol da causa animal, além de curtir shows de uma série de bandas e um repertório musical de primeira, os visitantes poderão contribuir com os animais resgatados pelos grupos, através da doação de ração.
E para que os visitantes possam recuperar as energias e aproveitar ao máximo todos os shows, a nona edição do Rockato também contará com uma praça de alimentação, recheada de opções deliciosas para o público. Entre os pratos, pastéis, espetinhos, pães recheados com carne, além de opções doces, como sorvetes. Além de bebidas, como refrigerantes e chopes.
Os visitantes também podem auxiliar o evento, através da compra de produtos de empresas parceiras, que estarão à postos, com estandes de artigos diversos. Entre as opções, canecas, camisetas, artigos colecionáveis, entre outros.
E como o Rockato é beneficente, os valores arrecadados com as vendas de produtos da praça de alimentação também serão revertidos para a Afocato e outros resgatantes de animais.
O dinheiro deve auxiliar esses protetores a arcarem com as dívidas assumidas em clínicas veterinárias, acionadas para manter a saúde dos peludos, enquanto eles aguardam por um novo lar. Além de auxiliar no pagamento de outros cuidados, como a compra de ração e medicamentos para os animais sob a tutela das ONG´s.
Em entrevista ao Caderno Mais, uma das representantes da ONG Afocato, Maria Lúcia Gollmann, explica que o propósito do Rockato é justamente ajudar a manter a ONG, e consequentemente, os animais: “O evento objetiva arrecadar fundos para a manutenção da ONG, como pagamento de clínicas veterinárias, compra de ração e medicação para os animais resgatados e mantidos sob a tutela dos protetores até a adoção definitiva”, esclarece.
E quem for prestigiar a programação do Rockato ainda terá a oportunidade de sair com um novo amigo. Isso porque, no local, terá um espaço para feirinha de adoção de cães e exposição de fotos dos gatos disponíveis para a adoção. Os felinos não serão levados ao evento, já que a música e o fluxo dos visitantes poderá estressá-los.
Todos os animais disponíveis para adoção estão vermifugados, vacinados e castrados ou com a castração já agendada.
Além do público, que pode prestigiar a programação e as delícias da praça de alimentação, os pets também são bem-vindos no evento.
Outras formas de ajudar
Além de consumir na praça de alimentação, nas lojinhas e de contribuir com a causa animal durante o Rockato, através da adoção de animais e da doação de ração, que será destinada aos animais resgatados, também existem outras formas de contribuir.
E para aqueles que querem ajudar ativamente na realização do evento, o Rockato está convocando voluntários para ajudarem na realização da programação. Os interessados serão divididos em dois turnos, manhã, das 09 horas ao meio-dia, onde os auxiliares ficarão responsáveis por contribuir com a montagem das tendas e organização do espaço; e da tarde até a noite, começando a partir das 14h30. Neste segundo turno, os auxiliares devem ajudar nas tarefas disponíveis durante a tarde, além de ajudar a limpar o local e desmontar as tendas quando terminar.
Para se inscrever para ser voluntário durante o Rockato, basta acessar o formulário eletrônico, disponível através do link: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSeLx8ryCrGkJwMB1tlItVZOrif3VL_6hyE8WWW2zcqXX9NAGg/viewform, e preencher os dados solicitados.
O prazo para inscrição de voluntários se encerra na sexta-feira (11).
A representante da Afocato aproveitou a entrevista com o Caderno Mais para convocar os leitores da editoria para prestigiarem o evento e, principalmente, contribuírem com a causa, através da consumação durante a programação e da doação de ração: “Convidamos a população a comparecer e a consumir na praça de alimentação que será bem estruturada com bebidas e comidas, venda de camisetas, canecas de chopp do evento e produtos, pois assim estarão ajudando aos animais carentes da cidade. Haverá também exposição de várias empresas parceiras dos animais nesse evento. Leve sua família, sua cadeira, seus pets e venha consumir e divertir-se conosco. Será um momento muito agradável de solidariedade e música. Não esqueça de doar ração”, conclui.
Reforçando o recado, a nona edição do Rockato acontece no dia 13 de outubro, a partir das 15 horas, na Praça da Cultura de Toledo, localizada na rua Guarani, no centro da cidade. Na programação do evento beneficente em prol dos animais, seis bandas de rock n´roll regionais, que se apresentarão gratuitamente ao público.
O evento também contará com praça de alimentação e estandes de produtos diversos. A compra nestes espaços ajudará na contribuição junto à causa animal.
Para ficar por dentro das ações da Afocato ou adotar um pet, basta seguir o perfil da associação, @afocatotoledo, no Instagram.
Data
13/10
9º Rockato acontece no dia 13 de outubro
Data
11/10
Prazo para inscrição de voluntários se encerra no dia 11
Trecho
“O evento objetiva arrecadar fundos para a manutenção da ONG, como pagamento de clínicas veterinárias, compra de ração e medicação para os animais resgatados e mantidos sob a tutela dos protetores até a adoção definitiva”
-Maria Lúcia Gollmann
Representante da ONG Afocato
Créditos: Mariana Moreira