Vereador Nei da Pesca “cai na rede” do Gaeco e MPPR no litoral do Paraná
O parlamentar exigia do seu assessor a divisão de salários e até parte do vale-alimentação. Ou seja, praticava o crime de “rachadinha”.

Da Redação – Cascavel
Depois da cassação do prefeito de Pontal do Paraná, Rudão - Rudisney Gimenes Filho, (MDB), e da vice-prefeita Patrícia Milo Marcomini (PSD), a cidade volta a ganhar destaque na imprensa, agora por um possível caso de rachadinha envolvendo o vereador Valdinei Vicente da Silva, o Nei da Pesca (NOVO).
Na manhã desta terça-feira (10), o GAECO (Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado) deflagrou a Operação Sordida Nummos, que investiga a prática de corrupção passiva por meio de rachadinha, ou seja, crime previsto no artigo 316 do Código Penal. Foram cumpridos dois mandados de prisão e buscas na residência e no gabinete do vereador, na Câmara Municipal de Pontal do Paraná.
De acordo com as investigações, Nei da Pesca exigia parte dos salários e benefícios de seu então assessor comissionado, Bruno Gonçalves Hortêncio. Além disso, o vereador é suspeito de obrigar outros servidores a realizarem cursos para justificar diárias, que também seriam parcialmente repassadas a ele.
Durante a operação, foram apreendidos celulares e documentos, que passarão por perícia para identificação de possíveis provas.
A presidente da Câmara Municipal, vereadora Elinete Guimarães Rocha (MDB), declarou, por meio de nota oficial, que o Legislativo acompanha as investigações e reafirma o compromisso com a legalidade e a transparência. “A Câmara é a casa do povo e deve ser sempre conduzida com seriedade, respeito à lei e responsabilidade. Confiamos na Justiça e seguimos trabalhando com firmeza e equilíbrio”, afirmou a presidente.
Segundo o comunicado, a Casa não se omitirá quanto à adoção de medidas previstas no Regimento Interno, incluindo o afastamento do vereador e a possível abertura de processo de cassação.Os trabalhos legislativos seguem normalmente, com atendimento ao público e foco nas pautas prioritárias do município.
Quem é Nei da Pesca?
Valdinei Vicente da Silva, conhecido como Nei da Pesca, tem 55 anos, nasceu em Joinville (SC) e é pescador. Filiado ao partido NOVO, foi eleito vereador em Pontal do Paraná. Declarou-se divorciado nas últimas eleições, segundo dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
O ex-assessor Bruno Gonçalves Hortêncio ocupou cargo comissionado no gabinete do vereador entre 14 de janeiro e 28 de fevereiro deste ano, sendo exonerado ao final de fevereiro.
Conforme o Portal da Transparência, Bruno recebeu R$ 5.426,89 líquidos em salários nos dois meses de atuação, além de R$ 2.061,83 como rescisão contratual.
A Gazeta do Paraná está à disposição para publicar o posicionamento do vereador Nei da Pesca e também do ex-assessor Bruno Hortêncio, caso queiram se manifestar.
Foto: Divulgação/GAECO
