Última rodada define quartas de final e confrontos do Torneio da Morte no Paranaense
Com seis jogos disputados no sábado, rodada decisiva confirmou classificados às quartas de final e apontou os duelos que vão definir os rebaixados
Créditos: FC Cascavel
A sexta e última rodada da fase de grupos do Campeonato Paranaense, disputada neste sábado, definiu tanto os confrontos das quartas de final quanto os duelos do chamado Torneio da Morte, que apontará os rebaixados à segunda divisão estadual. Com seis partidas simultâneas, a rodada foi decisiva para praticamente todas as equipes envolvidas.
Na Arena da Baixada, o Athletico confirmou o favoritismo ao vencer o Galo Maringá por 4 a 1. Com o resultado, o Furacão garantiu a terceira colocação do Grupo A, somando 10 pontos, e assegurou vaga nas quartas de final. O adversário será o Foz do Iguaçu, segundo colocado do grupo. O primeiro confronto será em Curitiba, com a partida decisiva marcada para Foz do Iguaçu. Já o Galo Maringá terminou na última posição do Grupo B e disputará o Torneio da Morte, enfrentando o Maringá em dois jogos, ambos na Cidade Canção.
O Foz do Iguaçu, por sua vez, empatou com o Operário em 1 a 1, em Ponta Grossa, e confirmou a segunda colocação do Grupo A, com 11 pontos. O Operário terminou em quarto no Grupo B e terá pela frente o Azuriz nas quartas de final. O primeiro jogo será em Ponta Grossa, com mando do Fantasma, e a volta em Pato Branco, onde o Azuriz decide em casa após garantir a liderança do grupo.
Jogando em seus domínios, o Azuriz venceu o São Joseense por 1 a 0 e confirmou a melhor campanha do Grupo B. Apesar da derrota, o São Joseense avançou às quartas no Grupo A, na quarta colocação, e agora enfrenta o Londrina, líder do grupo e dono da melhor campanha geral do campeonato. O primeiro duelo será em Curitiba, e a decisão no Estádio do Café.
O Londrina assegurou a liderança ao empatar em 0 a 0 com o Cianorte, também no Estádio do Café. O Cianorte ficou em terceiro no Grupo B e enfrentará o Coritiba nas quartas de final, com o primeiro jogo em Cianorte e a volta em Curitiba. O Coxa confirmou a classificação ao empatar em 1 a 1 com o Cascavel, no Estádio Olímpico Regional.
O Cascavel, no entanto, terminou na penúltima colocação do Grupo A e disputará o Torneio da Morte contra o Andraus. O primeiro jogo será em Curitiba, com mando do Andraus, e o segundo em Cascavel. Quem perder o confronto será rebaixado. O Andraus chega à disputa após ser derrotado pelo Maringá por 1 a 0. Mesmo com a vitória, o Maringá não conseguiu avançar às quartas e também caiu para o Torneio da Morte, onde enfrenta o Galo Maringá. Os dois jogos serão em Maringá, com rebaixamento para o perdedor do confronto.
Com o encerramento da primeira fase, a classificação final ficou assim:
Grupo A: Londrina (14 pontos), Foz do Iguaçu (11), Athletico (10, saldo +4), São Joseense (10, saldo +1), Maringá (8) e Cascavel (6).
Grupo B: Azuriz (11 pontos), Coritiba (8), Cianorte (7), Operário (5), Andraus (4) e Galo Maringá (3).
A partir de agora, o Campeonato Paranaense entra em sua fase decisiva, com confrontos eliminatórios nas quartas de final e a definição dos clubes que garantirão a permanência na elite do futebol estadual.
Confira os duelos:
Quartas de Final
Londrina x São Joseense - Jogo de ida em Curitiba e volta em Londrina
Foz do Iguaçu x Athletico - Jogo de ida em Curitiba e volta em Foz do Iguaçu
Azuriz x Operário - Jogo de ida em Ponta Grossa e volta em Pato Branco
Coritiba x Cianorte - Jogo de ida em Cianorte e volta em Curitiba
(Quem avançar de Londrina x São Joseense enfrenta na semifinal quem avançar de Foz do Iguaçu x Athletico. Quem avançar de Azuriz x Operário enfrenta na semifinal quem avançar de Coritiba x Cianorte)
Torneio da Morte
Cascavel x Andraus - Jogo de ida em Curitiba e volta em Cascavel
Maringá x Galo Maringá - Jogo de ida e volta em Maringá. Ida com mando do Galo Maringá e volta com mando do Maringá
(Os vencedores dos confrontos garantem vaga na elite do paranaense de 2027. Os derrotados, são rebaixados para a Segundona estadual do próximo ano)
