Tudo em aberto nas semifinais do Paranaense
Campeonato Paranaense Os dois jogos de ida das semifinais terminaram com o mesmo placar. Finalistas serão definidos no próximo fim de semana
Por Bruno Rodrigo
Créditos: Rafael Martins/LEC
Faltam só quatro jogos para o fim do Campeonato Paranaense, as duas partidas da grande decisão e os dois confrontos de volta das semifinais. Esta fase do Estadual foi aberta no último fim de semana e deixou a situação indefinida nos dois duelos. Logo, o Paranaense de 2026 pode ter várias possibilidades: uma nova final do interior (Operário x Londrina), um confronto entre um representante da Capital contra um time do interior (Athletico-PR x Operário ou Coritiba x Londrina) ou um clássico ‘Athletiba’ envolvendo os dois times de Curitiba nas semifinais, algo que não ocorre no Paranaense desde 2020.
Isso porque, na rodada de ida das semifinais do Estadual, realizada no fim de semana, os dois jogos terminaram empatados em 2 a 2. No último sábado, o Coritiba até ensaiou uma vantagem considerável e abriu 2 a 0 no placar no Germano Krüger. Porém, o Fantasma, atual campeão paranaense e na busca do tricampeonato, buscou o empate. As duas equipes fazem o jogo de volta no próximo sábado (21), no Couto Pereira, e desse confronto sairá o primeiro finalista. Em caso de um novo empate, a decisão da vaga irá para os pênaltis. E quem for o vencedor, obviamente, estará na grande final. O Coxa não aparece numa decisão do Estadual desde 2022, ano que conquistou o seu último título.
Mesma situação para o confronto entre Athletico-PR e Londrina. O jogo de ida das semifinais ocorreu no Estádio do Café, em Londrina, no último domingo, e ambos empataram em 2 a 2. O Tubarão até buscou a igualdade no placar, mas como desperdiçou um pênalti perdeu a chance de vencer o primeiro jogo e levar a vantagem do empate para Curitiba. As duas equipes fazem o jogo de volta no próximo domingo (22), na Arena da Baixada. O Furacão tem um jogo atrasado pelo Brasileirão contra o Corinthians na quinta-feira (19). Mas a tendência é que use o elenco principal para garantir a presença na decisão.
Números
O Campeonato Paranaense chegou a 50 jogos no fim de semana. Ao todo, foram marcados 127 gols, uma média de 2,54 por partida. O Londrina segue como único time invicto na competição. E o Athletico-PR é o time com o melhor ataque da competição com vinte gols.
Com os dois gols que fez diante do Londrina, no último domingo, Felipe Chiqueti, chegou a cinco e passou a dividir a artilharia do Estadual com Lucão, jogador do Foz do Iguaçu. Logo, tem boas possibilidades de se isolar como principal goleador do Paranaense. Porém, a luta pelo posto de matador segue intensa. Iago Teles e Bruno Santos, ambos do Londrina, têm quatro gols. E Bruninho, companheiro de Chiqueti no Furacão, também marcou quatro vezes.
Créditos: Luciano Neves
