Ponto 14

Travestilidade em foco: segunda exibição do work in progress do Documento Badass acontece neste sábado

Filme híbrido resgata memórias e aborda a realidade de travestis em Cascavel, enquanto documenta pesquisa para filme que tem a travesti Badass como personagem principal

Por Da Redação

Travestilidade em foco: segunda exibição do work in progress do Documento Badass acontece neste sábado Créditos: Divulgação

Neste sábado, 11 de janeiro, às 17h, acontece no Teatro CoolHall a segunda exibição do work in progress do média-metragem Documento Badass, com entrada gratuita. Esta, que conta com a parceria do Teatro CoolHall, é a segunda exibição da produção, que foi apresentada também no dia 19 de dezembro no Gilberto Mayer. O filme está sendo realizado com recursos da Lei Paulo Gustavo, através de edital do Município de Cascavel, no âmbito da Secretaria Municipal de Cultura.
Documento Badass é um documentário híbrido que acompanha o processo de pesquisa de um filme que retrata Badass, uma travesti que vive em Cascavel em um futuro distópico. Na narrativa, ela precisa superar desavenças com antigas amigas para, juntas, enfrentar a missão de salvar o mundo da hiper concentração de renda.
O média-metragem explora a realidade das travestis em Cascavel, com foco nas mais velhas, acima dos 40 anos, ao mesmo tempo em que resgata um passado rico em memórias pessoais e coletivas, utilizando imagens de arquivo para reconstruir a trajetória dessas personagens e da cidade.
Produzido pela Descompasso Produções e dirigido por Rober Corrêa e Bruna Bandeira da Luz, o filme convida o público a refletir sobre identidade, memória e resistência, conectando a vivência local com temas universais.

Prêmios
O média-metragem a ser exibido neste sábado compõe um projeto que envolve diferentes produções no entorno da personagem Badass: um curta, um média e um longa. Em processo de desenvolvimento, o projeto foi o vencedor do Visões Lab, laboratório de criação do festival de abrangência nacional Visões Periféricas de 2024, no Rio de Janeiro. Na ocasião o projeto também recebeu o prêmio Edina Fujii.
Também esteve entre os projetos premiados do Festival de Cinema de Fronteira, realizado em Bagé-RS, também em 2024. Este festival reuniu projetos de países como Brasil, Argentina, Uruguai e Paraguai.


Serviço:
O quê: exibição do work in progress do média-metragem Documento Badass.
Quando: Sábado, 11 de janeiro, às 17h.
Onde: Teatro CoolHall – Rua Paraguai, 885, bairro Alto Alegre.
Entrada: Gratuita.