Tarcísio de Freitas anuncia que pretende disputar reeleição em São Paulo e afasta candidatura presidencial em 2026
A declaração foi feita durante coletiva em Araçatuba, interior do estado
Por Da Redação

O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), afirmou nesta quinta-feira (17) que seu objetivo é disputar a reeleição e não concorrer à Presidência em 2026. A declaração foi feita durante coletiva em Araçatuba, interior do estado.
"Eu pretendo concorrer à reeleição", disse o governador, reforçando uma posição que vinha sendo esperada, mas que agora é confirmada publicamente, especialmente após a condenação do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) a 27 anos e 3 meses de prisão pelo Supremo Tribunal Federal, no caso da suposta trama golpista.
Tarcísio é um dos principais nomes do bolsonarismo e, segundo pesquisa AtlasIntel/Bloomberg divulgada nesta quarta-feira (17), é a maior aposta entre os eleitores de Bolsonaro caso o ex-presidente não possa disputar as eleições de 2026. Do total de entrevistados que apoiam Bolsonaro, 46,3% indicam Tarcísio como candidato ideal. O deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP) aparece em segundo, com 25%, e a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro (PL) soma 21,5%.
A decisão de Tarcísio de focar na reeleição estadual é vista por analistas como estratégica, permitindo consolidar sua base em São Paulo, estado mais populoso do país, enquanto mantém influência no cenário nacional do bolsonarismo.
*Com informações da CNN.
