QUEDA NAS TEMPERATURAS: 1º onda de frio de 2025 deve atingir o Paraná neste fim de semana
Meteorologistas preveem a chegada de três massas de ar frio que vão deixar as temperaturas mais amenas em várias regiões do estado

Para os amantes das baixas temperaturas a previsão do tempo indica queda nas temperaturas neste fim de semana em várias cidades do Paraná. Segundo o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar) as temperaturas ficarão mais baixas no fim de semana no Sudoeste, Sul, como: Palmas, Guarapuava e Carneiro. A primeira frente fria deste ano já está sobre o oceano aproximando de Santa Catarina e Paraná.
“É uma massa de ar instável, por isso ao longo da tarde e noite desta quinta podem ocorrer alguns temporais em diversas regiões do Paraná. São temporais irregulares, não há previsão de grande volume de precipitação e também não serão aquelas tempestades severas, mas podem gerar algum transtorno para a população”, explica Reinaldo Kneib, meteorologista do Simepar.
Em algumas cidades dos estados os paranaenses já vão sentir as temperaturas mais baixas nesta sexta-feira (4), ou seja, o impacto será mais significativo em Curitiba, cidades da região sul, General Carneiro, cidades do Centro Sul, Campos Gerais e leste paranaense. Ainda segundo o Instituto o vento ficará mais gelado e constante em alguns momentos, aumentando a sensação de frio.
“O que vamos ter é o predomínio de um vento Sudeste/Sul associado a uma massa de ar frio que vai se aproximar do Paraná. O núcleo dessa massa de ar frio não vai atingir diretamente o Estado, mas, mesmo assim, vai influenciar o tempo no Centro-Sul e Leste paranaenses", afirma o meteorologista.
Como fica o tempo no interior do Estado:
Já no Interior do Estado o sol predomina com um pouco mais de força, mas ainda assim as temperaturas não serão tão elevadas como nos dias anteriores. A tendência é de temperaturas abaixo dos 30°C no sábado. No domingo pode passar um pouco desse valor nos extremos Oeste e Noroeste, mas ainda abaixo dos valores registrados durante esta semana.
Os meteorologistas preveem a chegada de três massas de ar frio/polar para o mês de abril. A primeira: entre os dias 5 e 9 de abril, a segunda entre 12 e 16 e a terceira pode ocorrer no fim do mês.
Chuvas no Paraná
O mês de abril é considerado chuvoso nas regiões oeste, sudoeste e litoral. Em Cascavel a média histórica para o mês é de 140 mm, e em Curitiba, por exemplo, será menor, é de 84 mm o acumulado. No interior, entretanto, choverá menos em 2025 do que a média histórica, explica o Simepar.
" É bem provável que o agricultor ainda sofra com a falta de chuva. No oeste e sudoeste, apesar da chuva prevista ser ainda abaixo da média, essa média é alta. Deve chover mais do que no mês de março, o que pode trazer um alento para o agricultor", detalha o meteorologista.
Temperaturas
O Simepar também ressalta que as menores temperaturas no mês de abril no Paraná, historicamente, são registradas na região Centro-Sul. A temperatura média na região é na faixa dos 15°C no mês - a mínima média fica entre 10°C e 12°C, e a temperatura máxima não passa de 22°C. As temperaturas médias mais altas do mês são no oeste e noroeste: 23°C a 24°C, com mínima média de 17°C a 19°C e máximas entre 19°C e 31°C. Na metade sul, a previsão é ficarem perto da média, trazendo mais períodos com temperatura amena.
Eliane Alexandrino/Por Gazeta do Paraná