GCAST

Município protocola projeto do novo Centro de Convenções na Secretaria de Turismo do Estado

Orçamento previsto é de R$ 200 milhões; empreendimento ocupará área de 286 mil metros quadrados

Por Eliane Alexandrino

Município protocola projeto do novo Centro de Convenções na Secretaria de Turismo do Estado Créditos: Divulgação

Eliane Alexandrino/Cascavel

A Gazeta do Paraná apurou que a Prefeitura de Cascavel protocolou, nesta semana, o projeto de execução do novo Centro de Convenções e Eventos na Secretaria de Turismo do Estado do Paraná. O local já foi definido: uma área anexa ao Bairro Esmeralda, entre as BRs 277 e 163, próxima ao Aeroporto de Cascavel, saída para Foz do Iguaçu.

O presidente da AIF (Agência de Inteligência e Fomento), Sandro Rancy, apresentou a atualização em reunião com a diretoria da Acic, nesta quarta-feira (5). Ele agradeceu o apoio financeiro e institucional da entidade e de outras organizações locais na elaboração do projeto.

“A Acic e inúmeras entidades participam, juntamente com a administração pública municipal e líderes locais, de uma grande ação de sinergia. Todos estamos em uma frequência do bem, por isso os projetos aconteceram no menor tempo possível e os encaminhamentos obedecem ao prazo previsto. Cascavel e o Oeste merecem, e muito, essa grande obra”, afirmou Sandro, destacando o empenho do prefeito Renato Silva e o trabalho coletivo.

Segundo ele, o secretário estadual de Turismo, Leonaldo Paranhos, deve tratar do assunto com o governador Ratinho Junior já no início da próxima semana.

O novo Centro de Convenções e Eventos será, de acordo com Sandro, “do tamanho da importância de Cascavel e do Oeste do Paraná”. O projeto estima investimento de R$ 200 milhões e prevê construção em área de 286 mil m² doada ao município. A área coberta terá 63,3 mil m².

O complexo contará com um auditório para mais de 2 mil pessoas, um dos maiores do Sul do Brasil. Após o início das obras, a previsão é de conclusão em 32 meses.

O presidente da Acic, Marcio Blazius, destacou que o empreendimento é resultado de uma união regional. “É uma conquista de muitas mãos. Resultado de uma visão focada na união, na determinação e no compromisso com o futuro de Cascavel e do Oeste.”

Como será o novo complexo

Segundo o presidente da Codesc, Ricardo Lora, o complexo terá área total projetada de 282 mil metros quadrados, sendo 264 mil metros quadrados de área útil e 18 mil metros quadrados destinados à preservação ambiental. “A obra contará com 63 mil metros quadrados de área coberta, divididos entre o Centro de Convenções, o Centro de Eventos e as áreas de apoio, estacionamento, embarque e desembarque”, destaca Lora.

O Centro de Convenções ocupará 20 mil metros quadrados e contará com praça de alimentação para 1,6 mil pessoas, cozinha industrial, foyer, galeria de exposições e um auditório com capacidade para 2.350 pessoas, equipado com palco, camarins, salas técnicas e ambientes para oficinas e estudos. Já o Centro de Eventos terá uma nave principal de 20 mil metros quadrados, planejada para receber feiras, exposições e encontros de grande porte, também com palco fixo, camarins e cozinhas industriais. 

Toda a estrutura será complementada com sanitários, áreas infantis, fraldários, banheiros família e espaço externo para estacionamento de mais de três mil veículos. Segundo Lora, a área de estacionamento também poderá atender a eventos ao ar livre, como parques de diversões, circos, shows e atrações itinerantes.

Inteligência Artificial ajudou na definição da área

De acordo com Lora, a escolha do terreno teve apoio de ferramentas de Inteligência Artificial.“Nós fizemos um diagrama com forças e fraquezas de cada área. Em seguida, cruzamos os dados: distância do aeroporto e do Centro, tamanho, impacto na vizinhança. Com essa ferramenta chegamos às pontuações”, explicou.

O estudo também analisou a demanda de mercado, número de empresas, entidades e universidades capazes de gerar eventos, além da disponibilidade de hospedagem em um raio de 5,5 km.

Por que o espaço atual não suporta mais Cascavel

Inaugurado em 2000, o atual Centro de Convenções já sediou eventos nacionais, como o On The Road (2001, 2003 e 2005) e o Carburator Day, em 2023, que atraiu veículos antigos de vários estados.

Apesar do histórico, o prédio é considerado ultrapassado, com estrutura limitada e insuficiente para a projeção de Cascavel, que já ultrapassa 350 mil habitantes.

“Cascavel cresceu e o espaço atual não dá mais suporte à demanda. Empresários deixam de investir em hotéis e restaurantes deixam de receber grandes eventos. Um terreno de 40 mil metros não atende mais. Precisa ser um local de fácil acesso, anexo às rodovias”, afirma o advogado Augusto Bittencourt.

Foto: Divulgação

 

Acesse nosso canal no WhatsApp