Imprevisível, campeonato catarinense tem sete empates em 11 partidas
Três dos 12 times ainda não marcaram nem sofreram gols na competição
Por Da Redação
Créditos: Criciúma é o único clube que pode alcançar 100% de aproveitamento. Foto: Celso da Luz/ Assessoria de imprensa Criciúma E.C.
Estamos no Paraná, mas de olho outros cantos do país. E um fato me chamou atenção recentemente está no Campeonato Catarinense: em duas rodadas, até o momento são sete empates. Em 11 partidas disputadas, apenas quatro jogos terminaram com algum vitorioso. A situação é mais curiosa, quando apenas um time dos 12 que participam da competição, marcou mais de três gols até agora: o caçulinha Santa Catarina.
A imprevisibilidade na competição é tanta, que ainda não é possível traçar um paralelo sobre quem começou bem e quem começou mal a competição, até porque em duas rodadas, quase todo mundo empatou. Os únicos times que fogem à regra são Criciúma, que teve o jogo da primeira rodada contra o Hercílio Luz, adiado, e por isso disputou (e venceu) apenas uma partida na competição e o Santa Catarina que venceu uma partida e perdeu outra.
O Criciúma inclusive é a única equipe que pode ficar com 100% de aproveitamento na competição, já que todas as outras equipes empataram (ou perderam uma partida, como o Santa Catarina). Por outro lado, nenhum time está zerado em pontos: os quatro últimos colocados tem um pontinho e ficam desempatados pelo saldo, já que Caravaggio e Concórdia tem -2, enquanto o Marcílio Dias tem -1 e o Hercílio Luz tem saldo zerado.
Há também o grupo dos que só empataram. Figueirense, Barra, Joinville e Brusque tiveram dois jogos e dois empates. Desses quatro, o único que marcou gol foi o Figueirense. Joinville, Barra e Brusque estão zerados em gols marcados, mas também em gols sofridos.
No Grupo que venceu jogos, aparece um quarteto: Criciúma (com um jogo a menos) e Santa Catarina, conquistaram três pontos até aqui. Chapecoense e Avaí, acumulam uma vitória e um empate, sendo a Chape líder por ter feito um gol a mais que o Leão da Ilha.
A “miséria” de gols e resultados pode transformar a tabela em poucas rodadas. Agora líder, a Chapecoense está há apenas três pontinhos da zona de rebaixamento. Por outro lado, o lanterna Caravaggio, pode com uma vitória, pintar na parte alta da tabela.
A imprevisibilidade (ou previsibilidade, visto a quantidade de empates) pode trazer bons presságios e uma competição cada vez mais equilibrada pelos lados de SC. A próxima rodada, por exemplo, promete. Temos um clássico entre Figueirense e Criciúma no Orlando Scarpelli; o Avaí tentando manter a invencibilidade contra o Caravaggio no sul do estado; Joinville e Concórdia se enfrentando em busca de seus primeiros gols no campeonato na Arena Joinville; Brusque e Chapecoense fazendo um confronto de tradição no Augusto Bauer; o Santa Catarina tentando manter-se como surpresa no campeonato jogando fora de casa contra o Barra e também o confronto entre dois times que estão com um pontinho: Marcílio Dias e Hercílio Luz, no Estádio Doutor Hercílio Luz, casa do Marcílio Dias.
