Finalistas do Campeonato Paranaense serão definidos neste fim de semana
O primeiro finalista sairá do jogo entre Coritiba e Operário, que fazem a partida de volta das semifinais neste sábado
Por Luciano Neves
Créditos: André Jonsson
Quem será o grande campeão do Campeonato Paranaense de 2026? Por hora, os quatro semifinalistas ainda estão no páreo ainda mais pelos resultados dos jogos de ida das semifinais. E todos eles já conhecem o caminho do título. Isso porque, Coritiba, Operário de Ponta Grossa, Athletico-PR já foram campeões paranaenses. E para cada um deles restam três jogos: a partida de volta das semifinais e os dois jogos da grande decisão, isso para quem chegar até lá.
O primeiro finalista do Campeonato Paranaense será conhecido neste sábado (21) e sairá do confronto entre Coritiba e Operário, que fazem a partida de volta das semifinais às 16 horas, no Couto Pereira, em Curitiba. No último sábado, os dois times se enfrentaram em Ponta Grossa e empataram em 2 a 2. O Coxa chegou a abrir 2 a 0, com dois gols de Pedro Rocha. Mas o Fantasma buscou o empate com gols de Boschilia e Gabriel Feliciano. Logo, a semifinal está indefinida. O vencedor do jogo terá o privilégio de decidir o título nesta temporada. Em caso de um novo empate, a decisão da vaga será nos pênaltis. No quesito conquistas, o Fantasma é o atual campeão paranaense e busca o tricampeonato. O primeiro título do Operário, inclusive, veio justamente numa decisão contra o Coritiba, em 2015. Já o Coxa é o maior campeão paranaense com 39 títulos e busca a sua 40ª conquista. Porém, não chega na final desde 2022, ano em que levantou a taça pela última vez.
LEIA TAMBÉM:
>Corinthians vence o Athletico na Arena e sobe para 5º no Brasileirão
>Lanús vence Flamengo e abre vantagem na Recopa Sul-Americana
As campanhas
Coritiba e Operário fizeram parte do mesmo Grupo B na fase inicial do Estadual. Portanto, não se enfrentaram. O Coxa foi o segundo colocado e o Fantasma avançou em quarto lugar. O time da Capital, comandado por Fernando Seabra, fez nove jogos até agora com quatro vitórias, três empates e duas derrotas. A equipe marcou doze gols e sofreu nove. Nas quartas, passou pelo Cianorte com duas vitórias. O principal goleador do Coritiba é Pedro Rocha, que marcou três vezes.
O Fantasma também fez nove partidas, com três vitórias, três empates e três derrotas. O time teve um início ruim no Estadual, o que obrigou a mudança no comando técnico. Mas a equipe embalou ao passar pelo Azuriz nas quartas de final com duas vitórias em dois jogos. O Operário marcou dez gols e também sofreu dez. Léo Gaúcho, Boschilia e Vinicius Diniz são os principais marcadores com dois gols cada.
Furacão x Tubarão
O vencedor do confronto entre Coritiba e Operário irá decidir o Paranaense deste ano com quem passar do confronto entre Athletico-PR e Londrina. Os dois times fazem o jogo de volta das semifinais neste domingo (22), às 16 horas, na Arena da Baixada. Esse duelo também está indefinido, já que ambos empataram em 2 a 2 no jogo de ida, no Estádio do Café em Londrina. Com isso, a situação é a mesma da outra semifinal: em caso de um novo empate, decisão por pênaltis. E o vencedor no tempo normal avança para a final.
O Furacão é dono do melhor ataque do Estadual com vinte gols e também tem um dos artilheiros do certame: Chiqueti, que marcou cinco vezes. Em nove jogos, o Athletico conquistou cinco vitórias, teve dois empates e sofreu duas derrotas. A defesa foi vazada nove vezes.
O Londrina, por sua vez, segue como único time invicto no Paranaense. Em nove partidas, o Tubarão teve quatro vitórias e cinco empates. A equipe de Allan Aal precisou dos pênaltis para passar pelo São Joseense nas quartas. O ponto alto é a defesa, que sofreu apenas sete gols. O Londrina balançou as redes 18 vezes e tem dois atletas na luta pela artilharia: Iago Teles e Bruno Santos, ambos com quatro gols. O Furacão venceu o Paranaense 28 vezes. Já o Londrina é o time do interior que mais venceu o Estadual com cinco conquistas, a última delas foi em 2021, numa final diante do Cascavel.
Classificação geral
Os resultados dos jogos de volta neste fim de semana irão definir os mandos de campo dos finalistas do Estadual. Na classificação geral, Athletico-PR e Londrina têm 17 pontos, mas o Furacão tem vantagem nos critérios de desempate. O Coritiba é o terceiro com 15 e o Fantasma tem doze pontos. Logo, o vencedor do jogo entre Athletico e Londrina fará o jogo de volta da final em casa. No caso do Fantasma, mesmo que avance para a final, fará o jogo de ida como mandante e irá decidir fora de casa.
Créditos: LUCIANO NEVES
