Cohavel viabiliza qualificação profissional para famílias garantirem um futuro no mercado de trabalho
Curso profissionalizante é destinado para famílias do Conjunto Favo de Mel

Muito mais que uma casa, as famílias contempladas no programa Pró-Moradia também recebem capacitação profissional para poderem ter um futuro digno e buscar novas oportunidades no mercado de trabalho.
“Estou feliz. Eu quero abrir um salão no Favo de Mel, onde vou morar com minha família. Minha vida vai mudar e vou poder ajudar meu marido nas despesas de casa”. A declaração é da costureira Juliana Camargo, moradora da área de ocupação irregular do Jardim Melissa, e que foi contemplada pelo programa Pró-Moradia.
O prefeito Renato Silva conta que o Município vai além da entrega de moradia às famílias em situação de vulnerabilidade. “As pessoas às vezes têm desejo, têm vontade, mas não sabem por onde começar. Então a gente ajuda também a treinar, a capacitar, a formar pessoas para que eles tenham um caminho e saibam onde trabalhar, onde produzir, da melhor forma possível”.
Juliana e outras mulheres que integram este programa estão participando de um curso profissionalizante, oferecido pela Cohavel (Companhia de Habitação de Cascavel), que está sendo realizado no Salão Comunitário do Jardim Melissa. “ Este curso é exclusivo para estas famílias. Homens e mulheres podem participar. Dentro do programa Pró-Moradia, 2% dos recursos provenientes são investidos no trabalho técnico-social como cursos profissionalizantes”, explicou o presidente da Cohavel, Vinicius Boza.
O curso começou há 30 dias com técnicas de corte de cabelo, sobrancelha em hena e manicure. Os professores que ministram o curso são contratados através de licitação. A empresa vencedora é responsável por aplicar o curso. Com isso a Companhia de Habitação de Cascavel, busca não apenas dar a moradia às famílias, mas também, inseri-las no mercado de trabalho. Em todas as novas obras da Cohavel é feito o cadastro das famílias e o convite para que participem destes cursos.
“Estas mulheres estão aprendendo além das técnicas de beleza , também como tratar o cliente e a ética na profissão. Este curso é uma oportunidade excelente de aprendizagem e elas vão sair daqui prontas para o mercado de trabalho, com a oportunidade de ter uma renda própria através do trabalho delas. Este conhecimento que estão adquirindo aqui é pra vida”, falou a professora, Vanessa Vacheleski.
Para a dona de casa, Adriana Ribeiro “os cursos são muito importantes para mulheres como eu que não podem trabalhar fora. Se eu conseguir trabalhar em casa, é uma renda a mais, e ajuda bastante. E, este é nosso maior sonho: ter nossa casinha, nosso trabalho e uma vida melhor”.
Conjunto Favo de Mel
A Cohavel está construindo 117 casas do programa Pró-Moradia, no Loteamento Favo de Mel, no Bairro Interlagos, região norte da cidade.
As casas estão destinadas às famílias que moram atualmente na ocupação irregular do Melissa.
As novas residências têm 41 m² e toda a infraestrutura necessária para as famílias viverem com qualidade de vida.
No total, serão investidos R$ 18.792.999,99. O prazo de execução da obra é de 24 meses a partir do início da construção em abril de 2024
Créditos: Secom