Campeonato Paranaense: Coxa recebe o Leão e Gralha pega o Fantasma pelas quartas de final
Fase de quartas de final do Paranaense será concluída neste domingo com duas partidas
Por Luciano Neves
Créditos: André Jonsson
O Campeonato Paranaense começou afunilar. Agora, restam apenas nove jogos para o fim da competição. E neste domingo (1º) serão definidos outros dois semifinalistas do certame. O Coritiba recebe o Cianorte, às 18h30, para o jogo de volta das quartas de final, no Couto Pereira. E o atual campeão Operário de Ponta Grossa visita o Azuriz, no mesmo horário, no Estádio dos Pioneiros, em Pato Branco.
O Coxa tem a vantagem do empate diante do Leão do Vale do Ivaí. Isso porque foi o vitorioso no jogo de ida, no último fim de semana, em Cianorte, por 1 a 0. Depois desse confronto, o alviverde também jogou pelo Campeonato Brasileiro e conseguiu um grande resultado. Teve outro time azul pela frente e superou o Cruzeiro por 2 a 1, de virada, em Belo Horizonte. O Coritiba não derrotava a Raposa em Minas Gerais desde 2004. No jogo da última quinta-feira, Breno Lopes, reforço do time para esta temporada, marcou o primeiro gol com a camisa do Coxa.
Ao Cianorte resta a necessidade de uma vitória em Curitiba por dois gols de diferença. Ou derrotar o gigante da Capital pelo mesmo saldo de gols para forçar uma decisão por pênaltis. Neste Estadual, o Cianorte teve apenas uma vitória que foi sobre o Cascavel. Em sete jogos, a equipe teve duas derrotas e outros quatro empates.
O Leão do Vale tenta retornar para as semifinais do Campeonato Paranaense, algo que não ocorre desde o Estadual de 2020. Naquele ano, o Cianorte foi eliminado justamente pelo Coxa.
Gralha x Fantasma
Quem passar do confronto entre Coritiba e Cianorte irá enfrentar o vencedor do duelo entre Azuriz e Operário de Ponta Grossa. O atual campeão paranaense se recuperou no Paranaense. Após um início ruim, o Fantasma conseguiu sua única vitória na fase classificatória sobre o Cascavel. E ficou com a última vaga nas quartas ao empatar com o Foz do Iguaçu. Mas no mata-mata conseguiu uma vitória considerável e derrotou o Azuriz por 2 a 0, no jogo de ida em casa. Com isso, o Operário tem a vantagem de até perder por um gol de diferença que ainda assim avança para as semifinais. Ao Azuriz, resta uma vitória por três gols de diferença diante da torcida. Ou vencer por dois gols de diferença para forçar uma disputa de pênaltis. O técnico Alexandre Gallo projetou o confronto no Estádio dos Pioneiros. “A gente sabe que vai ser um jogo difícil novamente. Mas vamos colocar tudo em campo, largar tudo em campo, para que a gente possa superar e chegar no nosso objetivo, que é a nossa classificação”, disse.
Alexandre Gallo assumiu o Azuriz com o campeonato em andamento. Ele conseguiu três vitórias seguidas na fase classificatória sobre Maringá, Athletico-PR e Azuriz. Sua primeira derrota foi justamente o jogo contra o Operário, no jogo de ida das quartas.
O Azuriz tenta chegar pela primeira vez nas semifinais do Estadual. As duas equipes se enfrentaram em outras duas ocasiões nas quartas de final. Em 2021, em seu primeiro ano na elite, o Azuriz foi eliminado pelo Operário nos pênaltis. Já em 2024, os dois protagonizaram um novo encontro nas quartas. O primeiro jogo em Pato Branco terminou empatada. Na volta, o Operário venceu por 1 a 0.
Créditos: LUCIANO NEVES
