Calvário League #1: ASA 100%, Viçosa artilheiro e torcida do Santinha

Com transmissão própria e Arruda lotado, Santa Cruz vence duelo direto com o América-RN e assume a liderança do Grupo 3 da Série D.

Por Gabriel Porta

Calvário League #1: ASA 100%, Viçosa artilheiro e torcida do Santinha Créditos: Divulgação/ASA

Olá, amigos e amigas! Este é o Calvário League, e aqui falaremos especialmente sobre a Série D do Campeonato Brasileiro. Dizem que a Série D — vulgo última divisão do futebol brasileiro, ou quarta divisão — é o calvário dos times de futebol do Brasil.

Para muitos clubes, disputar a Série D do Campeonato Brasileiro é um verdadeiro teste de resistência. Realmente é o calvário do futebol nacional, pois impõe longas viagens, baixíssimo investimento e quase nenhuma visibilidade (parabéns, CBF). E, claro, a fórmula do campeonato é cruel: dos 64 participantes, apenas quatro conseguem o tão sonhado acesso. Isso sem contar os campos muitas vezes impraticáveis para se jogar futebol.

E a Série D também tem seu brilho. Dá pra enxergar. É o tão falado futebol raiz. Longe da grande mídia, com estádios considerados verdadeiros alçapões, times tradicionais e torcidas apaixonadas (algumas), jogo muito físico, algumas histórias mirabolantes; enfim, a Série D é o território do futebol raiz.

Por aqui na editoria de Esportes da Gazeta, todo fim de semana (ou não), vamos trazer os destaques da Série D. Claro, tudo vai depender da aceitação dos leitores — portanto, vamos começando!

E aproveito para convidar vocês a nos acompanhar também no Gcast, diretamente no programa Gazeta Esporte Clube. Por lá, vocês podem nos acompanhar e compartilhar opiniões não só sobre a quarta divisão, mas sobre o futebol brasileiro em geral. Falamos de tudo um pouco no GEC — até de F1 (calma aí!).

Aos destaques:

Não tem como começar de outro jeito a não ser com o Santa Cruz. Nem é a melhor campanha do campeonato, mas, nesta quarta rodada, o Santinha foi o dono das atenções na Série D. A começar porque Santa Cruz e América de Natal abriram a rodada na sexta-feira (09), e o Santa conseguiu transmitir a partida em seu canal no YouTube.

Aliás, a CBF liberou a transmissão para todos os times, após três rodadas no escuro... Enfim, Mundão do Arruda lotado, e a transmissão da TV Coral também cheia de aparelhos conectados. 90 mil pessoas!!! Thiago Galhardo marcou duas vezes. Souza (aquele ex-Palmeiras e Náutico) descontou para o Mecão.

Foto: Divulgação/Santa Cruz

Vitória do Santa em um jogo importante entre dois times tradicionais disputando a liderança do Grupo 3. O Santa tem 10 pontos e lidera o grupo, o América tem sete e vem em segundo. Central e Ferroviário fecham o G-4 do grupo.

Humaitometro 

No Grupo 1, a Tuna Luso lidera com nove pontos e tem, até aqui, o melhor ataque da Série D, com dez gols marcados. Manauara, Águia de Marabá e Independência-AP completam a zona de classificação. Sem surpresas, o Humaitá segue zerado e, de quebra, tem a pior defesa da competição, com dez gols sofridos. O time acreano teve seu jogo contra o Trem adiado por conta da final do Campeonato Amapaense. O Trem saiu na frente na decisão contra o Oratório, vencendo por 1 a 0 em casa, com gol do interminável Aleílson. O jogo da volta está previsto para o próximo sábado (17).

Bem 'Altos'

O Altos do Piauí está na ponta do Grupo 2, com oito pontos. Neste mesmo grupo há times difíceis e cascudos, como Tocantinópolis, Iguatu, Maranhão, Maracanã e o tradicionalíssimo Sampaio Corrêa.

Aliás, a Bolívia Querida vive um drama: terminou em 4º lugar no Maranhense e, se não subir para a Série C neste ano, ficará sem divisão em 2026. E pensar que, não faz muito tempo, o Sampaio quase subiu para a Série A. Vive um drama, a Bolívia Querida.

Que lindo, Asa

O único time com 100% de aproveitamento na Série D é o ASA de Arapiraca: quatro vitórias em quatro jogos. O clube alagoano também tem o artilheiro da competição até aqui, Júnior Viçosa (sim, aquele ex-Grêmio), com cinco gols em quatro partidas. De quebra, o ASA ainda ostenta o melhor ataque do campeonato, com dez gols marcados. Vai sobrando no Grupo 4, onde o vice-líder é o Lagarto, com sete pontos. Jequié e Juazeirense completam o G-4 da chave.

Iguais

No Grupo 5, Ceilândia e Luverdense também vêm se destacando, ambos com dez pontos. Inclusive, os dois se enfrentaram nesta rodada e protagonizaram um bom jogo, que terminou empatado em 2 a 2. A Aparecidense e o Mixto-MT completam a zona de classificação do grupo. Um ponto interessante: o Gazin Porto Velho, que era cotado como favorito ao acesso, enfim venceu a primeira, batendo a Aparecidense por 3 a 1 em casa.

Lambança 

Quem também virou notícia foi o Capital, que demitiu o técnico Roberto Fernandes após quatro jogos. E, nesta rodada, Capital e Mixto protagonizaram um dos lances mais confusos até aqui: após uma disputa na área, o árbitro inicialmente mandou o jogo seguir, mas, poucos segundos depois, mudou de ideia e marcou pênalti para o Capital — ainda expulsando um jogador do Mixto. A decisão causou um verdadeiro tumulto: invasão da comissão técnica, jogo paralisado, e até a polícia precisou entrar em campo.

E o mais curioso? No fim, o próprio Capital também saiu reclamando da arbitragem. O juiz deu 14 minutos de acréscimos, e o empate veio aos 58 do segundo tempo: 1 a 1. Série D tem dessas.

Lusa na frente

No Grupo 6, quem também tem movimentado a Série D é a Portuguesa, empurrada por sua enorme torcida. A Lusa voltou a vencer na competição, batendo o Rio Branco-ES por 2 a 1, e agora lidera o grupo, que está bem equilibrado. São três times com sete pontos na liderança: além da Lusa, Pouso Alegre e Boavista dividem a ponta. O Rio Branco fecha o G-4 com seis pontos, mesma pontuação do Água Santa, que aparece na quinta colocação.

Que pena, Cianorte

Pelo Grupo 7, o Cianorte segue mostrando força fora de casa, mas tem dificuldades para segurar os três pontos. Neste fim de semana, tomou um gol de pênalti no último minuto da partida. Destaque também para os ex-lanternas Uberlândia e Cascavel, que conquistaram a primeira vitória na competição. Todos os detalhes da vitória do Cascavel você confere na excelente reportagem de Luciano Neves.

Que Barra

Encerrando com o Grupo 8, o surpreendente Barra venceu o Azuriz em Pato Branco e assumiu a liderança da chave com nove pontos. O G-4 ainda tem o Joinville, que foi derrotado pelo Marcílio Dias por 1 a 0 neste fim de semana. Mesmo com a derrota, o Azuriz segue no grupo dos quatro melhores, com seis pontos, mesma pontuação do São Luiz, que fecha a zona de classificação. Na lanterna, o Brasil de Pelotas soma apenas três pontos — ou seja, um grupo bastante equilibrado.

Destaques finais

Até o momento, dez times ainda não sabem o que é perder no Campeonato Brasileiro da Série D.

O artilheiro da competição é Júnior Viçosa, do ASA, com cinco gols marcados. O time alagoano, aliás, é o grande destaque da Série D até aqui. Não por acaso: tem 100% de aproveitamento em quatro jogos. Vale ficar de olho também no Grupo 5, onde Ceilândia e Luverdense dividem a liderança com dez pontos. Parabenizar também a mobilização da torcida do Santa Cruz, que certamente dará um show de resenha na Série D.

Decepções (até agora)

Por outro lado, algumas decepções já começam a aparecer. O Gazin Porto Velho, que tem potencial enorme, só conseguiu sua primeira vitória na quarta rodada. E o Brasil de Pelotas, tradicional clube gaúcho, amarga uma sequência de três derrotas consecutivas.

Tchau

No mais é isso, espero terem gostado deste resumão. Volto semana que vem com mais, auvoir!!!