Ponto 14

Após acidente entre trem e ônibus da Apae, Ministério Público vai investigar possíveis irregularidades em veículos do transporte escolar de Jandaia do Sul

Por Giuliano Saito


Três pessoas morreram na batida, entre elas duas estudantes da instituição. Detran confirmou que ônibus estava com a licença vencida para transporte desde setembro de 2019. Morador registra momento do resgate após batida entre trem e ônibus em Jandaia do Sul Colaboração/Binho Vox O Ministério Público do Paraná (MP-PR) instaurou um inquérito civil para verificar se os veículos utilizados pela prefeitura para o transporte escolar estão ou não com irregularidades. A investigação foi aberta na sexta-feira (10), um dia após o acidente entre um trem e um ônibus que terminou com três pessoas mortas. O veículo da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) foi atingido quando cruzava a linha férrea. Duas adolescentes, que eram estudantes da instituição, morreram na hora. Já uma monitora foi levada ao hospital, mas não resistiu. Segundo o Departamento de Trânsito do Paraná (Detran-PR), o ônibus está com a autorização vencida para circulação desde 16 de setembro de 2019. Em nota, a pasta informou que a fiscalização é da prefeitura. De acordo com a Polícia Civil, o motorista do ônibus, que tem 43 anos e desde agosto de 2022 prestava serviços para a Apae, estava com a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) vencida desde janeiro. O g1 tenta contato com a Prefeitura de Jandaia do Sul. Na portaria de instauração do inquérito, que foi obtida pelo g1, o promotor Vinícus Henrique Bofo cita que, "após o acidente, chegaram informações acerca de irregularidades nos veículos e na contratação dos motoristas, os quais não possuem curso específico para a condução de veículos de transporte escolar". Entre as primeiras medidas adotadas, o promotor quer saber: Lista dos veículos utilizados no transporte escolar do município, seus respectivos documentos e vistorias realizadas pelo Detran Lista dos motoristas dos transportes escolares, suas respectivas CNHs e certificado de conclusão do curso de transporte escolar O prazo para que a prefeitura envie as informações é de cinco dias. Esta reportagem está em atualização. Mais assistidos do g1 PR Leia mais em g1 Norte e Noroeste.