Trump registra encontro com Lula em sua rede social
Casa Branca divulga foto do encontro; presidente brasileiro pediu a revogação do tarifaço imposto por Washington
Créditos: Ricardo Stuckert
A Casa Branca divulgou neste domingo (26) uma foto do encontro entre o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, e o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, realizado em Kuala Lumpur, na Malásia. A reunião marcou o início de uma nova fase nas relações diplomáticas entre os dois países, que vinham estremecidas desde a imposição de tarifas sobre produtos brasileiros.
Em publicação nas redes sociais, Trump afirmou que foi uma “grande honra” se reunir com o presidente brasileiro e disse acreditar na possibilidade de firmar bons acordos bilaterais.
“É uma grande honra estar com o presidente do Brasil. Acredito que seremos capazes de fazer bons acordos para os dois países. Nós sempre tivemos boas relações. Acredito que isso vai continuar”, declarou o presidente norte-americano.
Durante o encontro, Lula solicitou a revogação do tarifaço de 50% sobre exportações brasileiras, anunciado por Trump em julho deste ano. O presidente brasileiro defendeu que o diálogo e a cooperação econômica são o caminho para fortalecer as relações comerciais e diplomáticas entre as duas nações.
Após a conversa, a diplomacia norte-americana foi autorizada por Trump a iniciar negociações formais com o governo brasileiro. O gesto foi interpretado como um sinal de reaproximação entre Washington e Brasília.
O tarifaço anunciado por Trump havia atingido em cheio setores estratégicos da economia brasileira, como o agronegócio, a indústria de base e a siderurgia. Além disso, ministros do governo Lula e integrantes do Supremo Tribunal Federal (STF) foram alvo da revogação de vistos e de outras sanções impostas pelos Estados Unidos, com base na Lei Magnitsky — instrumento jurídico usado por Washington para punir supostos violadores de direitos humanos em outros países.
Com informações da Agência Brasil
