Paraná Pesquisas aponta Alexandre Curi como favorito para sucessão de Ratinho
Entre os citados, Curi teve 38,2% das indicações, bem à frente de Guto Silva, que ficou com 11%, Darci Piana, com 8,8%, e Norberto Ortigara (3,4%). Outros 21,4% não responderam e 17,2% não souberam/não opinaram.

A Paraná Pesquisas divulgou nesta terça-feira (2) um novo levantamento sobre intenções de voto de eleitores da Região Metropolitana de Curitiba (RMC) para a sucessão ao Governo do Estado em 2026. O estudo aponta o deputado Alexandre Curi (PSD), presidente da Assembleia Legislativa, como o nome favorito entre os possíveis candidatos de continuidade ao trabalho do governador Ratinho Junior.
De acordo com a pesquisa, Curi recebeu 38,2% das indicações, ficando à frente de Guto Silva (11%), Darci Piana (8,8%) e Norberto Ortigara (3,4%). Outros 21,4% dos entrevistados responderam que não votariam em nenhum dos nomes apresentados e 17,2% não souberam ou não opinaram.
O levantamento foi realizado entre 1.005 eleitores de Curitiba e 28 municípios da região metropolitana. A pesquisa tem índice de confiança de 95%.
Nos últimos meses, Alexandre Curi tem participado de encontros no interior do Paraná com lideranças políticas e empresariais, sendo estimulado a lançar candidatura ao governo. O deputado confirma que já manifestou ao partido sua disposição em disputar, mas ressalta que a decisão será coletiva.
"Já manifestei ao partido a minha vontade em concorrer ao governo do Estado. Mas este não pode ser um projeto individual e sim uma construção coletiva", declarou Curi.
Segundo ele, a definição sobre as eleições de 2026 deve ocorrer no próximo ano.
"De toda forma, tenho recebido o apoio de muitas lideranças de todo o Estado, e fico muito honrado em ver meu nome aparecendo com bons índices nas pesquisas de intenção de voto. Se o meu nome for o indicado, estou pronto para o desafio", acrescentou.
RESULTADOS DA PESQUISA (Curitiba e RMC – setembro/2025):
-
Não sabe/não opinou: 17,2%
-
Nenhum deles: 21,4%
-
Alexandre Curi: 38,2%
-
Guto Silva: 11%
-
Darci Piana: 8,8%
-
Norberto Ortigara: 3,4%
Texto e foto: Assessoria
