Projeto da Stock Car tem seu primeiro vencedor: Arthur Gama

Gaúcho de 20 anos é o primeiro piloto premiado após ser campeão da Stock Light a triunfar na principal categoria do automobilismo brasileiro

Por Luciano Neves

Projeto da Stock Car tem seu primeiro vencedor: Arthur Gama Créditos: Magnus Torquato

Arthur Gama vivenciou um dia de emoções inesquecíveis na tarde deste sábado (6) em Cascavel, no Autódromo Internacional Zilmar Beux. Com apenas 20 anos, o gaúcho de Porto Alegre venceu pela primeira vez na BRB Stock Car Pro Series ao triunfar na corrida sprint que abriu a sexta etapa da temporada 2025. O êxito também é da Vicar, principal promotora do automobilismo brasileiro, que viu no topo do pódio, pela primeira vez, um piloto campeão da categoria de acesso Stock Light que foi agraciado com o superprêmio equivalente a R$ 2,5 milhões para que o competidor ascenda ao grid da Stock Car Pro.

O feito de Gama neste sábado reflete o sucesso de uma iniciativa que vai proporcionar, em prêmios com incentivos, insumos e bolsas mensais, o equivalente a R$ 9 milhões a jovens talentos que sonham em chegar à Stock Car. Na chamada “escadinha” desenvolvida pela Vicar, um piloto que inicia sua trajetória na Turismo Nacional pode escolher por dar sequência à carreira na Stock Light ou no TCR South America Banco BRB e ter como passo principal a chegada à BRB Stock Car Pro Series. Foi justamente esse o passo dado por Arthur Gama nesta temporada depois de ter sido o campeão da categoria de acesso no ano passado.

Em sua primeira temporada na Stock Car Pro, o porto-alegrense triunfou naquela que foi somente sua décima largada na categoria. Gama tornou-se o terceiro mais jovem piloto a vencer na competição, com 20 anos, três meses e 13 dias. Na estatística, Arthur só está atrás de Felipe Fraga (que venceu a primeira com 18 anos, oito meses e 20 dias) e Thiago Camilo (triunfo aos 20 anos, dois meses e 8 dias).

Nesta tarde, Arthur Gama largou na frente na corrida sprint em razão da regra do grid invertido em relação aos 12 primeiros da classificação, que teve como principal protagonista Gaetano Di Mauro (Eurofarma RC), pole position em Cascavel. Ao longo da prova, o “rookie” mostrou muita maturidade e liderou praticamente de ponta a ponta, fazendo uso da maior parte dos botões de ultrapassagem disponíveis para assegurar a ponta e terminar na frente.

Gama liderou um histórico pódio da Toyota, que pela primeira vez ocupou todos os degraus do top-3 nesta nova era SUV da Stock Car. Julio Campos (Crown Racing) cruzou a linha de chegada em segundo, faturando assim seu sétimo pódio em Cascavel, e João Paulo de Oliveira, companheiro de equipe de Arthur na Full Time Gazoo Racing, foi o terceiro colocado, levantando assim seu segundo troféu na categoria, o primeiro como piloto titular.

Em resultado importantíssimo para o campeonato, Felipe Fraga (Eurofarma RC) concluiu a tarde na quarta colocação, finalizando pouco à frente de Daniel Serra (Blau Motorsport). Lucas Foresti (A.Mattheis Vogel) foi o sexto, seguido por Rafael Suzuki (TMG Racing). Na corrida 250 da sua carreira na Stock Car, Gabriel Casagrande (A.Mattheis Vogel) foi o oitavo colocado, enquanto Bruno Baptista (RCM Motorsport) e Enzo Elias (Scuderia Bandeiras) completaram a relação dos dez primeiros na sprint em Cascavel. Já o pole Gaetano Di Mauro foi o 21º de um total de 30 carros que finalizaram a corrida neste sábado.

Um pódio inédito — Arthur Gama se mostrou muito emocionado por chegar ao topo na BRB Stock Car. “Nem sei o que falar. É um sonho realizado. Estamos trabalhando muito forte nesse ano. Só tenho de agradecer à minha equipe, a Full Time, que é sensacional. O carro estava muito, muito bom. Só posso agradecer aos meus patrocinadores, à Toyota, à minha família, a todos os que torcem por mim. Estou muito, muito feliz. É seguir trabalhando, aproveitar essa energia e buscar outros bons resultados durante o ano”.

Julio Campos voltou ao pódio na temporada e destacou o crescimento da Crown Racing, que já faturou quatro top-3 em 2025, sendo dois com o paranaense e outros dois com Arthur Leist. “Estava precisando desse resultado. Nossa equipe merece muito, e a evolução do nosso time é muito bacana. Vamos fazer muita coisa ainda nesse ano e, com os descartes (dos cinco piores resultados de cada piloto), tem muita coisa ainda para acontecer”.

Há uma semana, JP de Oliveira estava em Suzuka para acelerar no Super GT e, depois de outra longa viagem, o paulistano de 43 anos segue em jornada pela Stock Car em Cascavel. Pela segunda vez, o piloto subiu ao pódio, a primeira como piloto titular na categoria. Oliveira exaltou o feito de Gama e comemorou por ver sua a equipe duas vezes no top-3 no Oeste do Paraná.

“É uma loucura esse nosso automobilismo, que amo demais, por poder correr em lugares diferentes, com carros diferentes. Hoje foi um grande momento para a nossa equipe, com uma grande reviravolta. E ver esse menino de ouro, que é o Arthurzinho, poder vencer e terminar aqui no pódio é motivo de muita alegria para a nossa equipe”, disse o piloto do Toyota Corolla Cross #7.

Fraga volta à liderança — Na esteira dos resultados da corrida sprint no Zilmar Beux, Felipe Fraga reassumiu a ponta do campeonato e soma agora 391 pontos, contra 372 de Gaetano, já contabilizados os dois tentos extras por conta da conquista da pole position neste sábado. 13º colocado neste sábado, Guilherme Salas voltou ao top-3 da tabela, agora com 364 pontos, seguido por Felipe Baptista, com 345, e Cesar Ramos, com 342.

Enzo Elias acumula 319 tentos e vem em sexto, seguido por Nelson Piquet Jr., com 295 e por Arthur Leist, com 285. Thiago Camilo tem 261 e é o nono, seguido por Rafael Suzuki, com 245.

“Foi uma corrida muito boa depois de ter largado em décimo lugar. Minha classificação foi boa, embora o Gaetano tenha sido bem mais rápido do que eu. Mas trabalhamos bem para a corrida, e o pessoal entregou, de novo, um carro muito bom. Acho que tivemos o pit-stop nosso mais rápido do ano, conquistei seis posições na corrida e amanhã, quem sabe, vamos fazer uma dobradinha aqui”, afirmou Fraga.

Apogeu em Cascavel — Em fim de semana que traz também as disputas de etapas da Stock Light e da Turismo Nacional, a Stock Car Pro Series acelera para a corrida principal no Autódromo Zilmar Beux a partir das 14h10 deste domingo, em prova com 50 minutos mais uma volta de duração e com Gaetano Di Mauro na pole position.

Créditos: Assessoria Acesse nosso canal no WhatsApp